Empresas buscam garantir eficiência energética

Escrito por Redação ,
Legenda: Projeto desenvolvido pela Prátil na fábrica da Aeris Energy, localizada no Cipp, possibilitou economia de energia em iluminação de aproximadamente 68%

Especializada em soluções de eficiência energética, a Prátil, empresa da Enel Brasil, concluiu no início deste ano três projetos no Estado voltados para redução do consumo de energia: um na sede da Aeris Energy, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e os outros dois em unidades do Colégio Master, em Fortaleza. A iniciativa prevê, entre outras medidas, a otimização do uso de equipamentos que mais consomem energia e mudanças na iluminação dos prédios, com instalação de lâmpadas mais eficientes, por exemplo.

>Nova linha do BNB mira 30% dos clientes do FNE

De acordo com a Prátil, os projetos possibilitam a economia de energia em iluminação de cerca de 68% nos galpões de produção da Aeris, e de 47,2% nas unidades do colégio. O responsável por Eficiência Energética da Prátil, Eduardo Guimarães, destaca que o mercado de eficiência energética vem ganhando importância na atual conjuntura econômica na medida em que a redução de custo deixa de ser um fator de diferenciação e passa a ser uma necessidade competitiva para as empresas.

"O cliente tem a possibilidade de reduzir gastos e melhorar sua produtividade, a partir da implementação de soluções em eficiência energética", diz Guimarães. Nos quatro galpões de produção da Aeris Energy, as principais alterações incluiram a instalação de 364 novas luminárias, que impactam diretamente na qualidade do processo da empresa. Já nas duas unidades do colégio, o projeto de eficiência consistiu no levantamento do acervo de lâmpadas, estudos técnicos para instalação de LEDs nos locais mais adequados e a substituição de mais de 1.500 lâmpadas.

Potencial relevante

"O potencial desse mercado é relevante em áreas como a indústria, para equipamentos movidos a motores elétricos. Na climatização, a implantação de sistemas para controle de temperatura também traz economia com baixo nível de investimento. Ainda podemos citar a aplicação da eficiência energética em iluminação, seja em escritórios, comércios ou indústrias", destaca Guimarães. A viabilidade dos projetos de eficiência energética se dá com a economia e com o ganho de produtividade obtido. "Dessa forma, em vários casos, o projeto se paga apenas com a economia direta do valor que se deixou de desperdiçar", afirma Guimarães.

Lâmpadas LED

Com maior vida útil e menor consumo em relação às lâmpadas convencionais, as luminárias LED vêm sendo cada vez mais demandadas. Hoje, o mercado dispõe de uma série de produtos que apresentam economia de energia. Dependendo do tipo do LED o consumo pode ser reduzido entre 50% e 90%.

Segundo a arquiteta Jamile Almeida, da loja Lamp Store, o consumidor vem buscando as luminárias LED pensando na economia. "Antes, o nosso público era de clientes que estavam fazendo reformas e decorando suas casas. Agora, também atendemos consumidores que vêm comprar lâmpadas só com o foco na economia de energia", conta. A arquiteta diz que apenas a instalação de lâmpadas LED nos galpões de uma fábrica de gelo, que utiliza maquinário de alto consumo, foi responsável por uma queda do consumo de quase 50%.

Além da conta de energia ter ficado mais cara, a redução dos preços das LEDs também tem contribuído para ampliar a procura por esses produtos. "Vale a pena investir nas LEDs, pois rapidamente tem-se retorno financeiro, sem falar na durabilidade do produto. A maioria das LEDs dura em média 25 mil horas, ou cerca de nove anos, se usada por oito horas ao dia", ressalta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.