Empresários otimistas com a transposição

Cerca de 70 pessoas, entre empresários e parlamentares, foram até as frentes de serviço de Salgueiro e Jati

Escrito por Redação ,
Legenda: O grupo saiu de Fortaleza em quatro aeronaves, na manhã de sexta-feira, e foi recepcionado, na região de Cabrobró, pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que aguardava também com uma comitiva da Câmara Federal

Liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, uma caravana com 70 pessoas, entre empresários da indústria e agropecuária e parlamentares cearenses, visitou ontem a obra do Projeto São Francisco de Integração das Bacias nas frentes de serviço de Salgueiro (PE) e Jati (CE). A visita contou ainda com a presença do secretário de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, do Ministério da Integração Nacional.

O presidente da Fiec ressalta a grande diferença observada em relação à inspeção feita há um ano pela equipe. "Voltei muito pessimista e desta vez estamos voltando extremamente felizes", declara. Para ele é uma tranquilidade verificar o andamento da obra, pois, independentemente das chuvas, o Nordeste será privilegiado. "Esse ano estou voltando certo que a obra estará concluída", atesta. O setor primário já em novembro e dezembro de 2016, e depois o setor industrial. "Ele (setor industrial) será resolvido e apaziguado", diz.

Para Beto Studart, a maior beneficiada com a conclusão do projeto será a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) que, quando estiver em atividade, será a maior consumidora de água do Estado.

Sobre o abastecimento hídrico, Beto diz estar tranquilo. "Sabemos que em 2016 o inverno não será bom, mas o projeto acalanta muito", diz. O primeiro trecho já está sendo bombeado e gerando 12,5 metros cúbicos por segundo de água. Em cerca de quatro dias, com a segunda bomba funcionando, a capacidade será dobrada.

Até dezembro

Durante a visita, o secretário Osvaldo Garcia afirmou que as obras da Estação de Bombeamento 2 estão prontas até dezembro deste ano. No total, com a abertura do terceiro turno de trabalho, 10 mil homens trabalham no projeto.

A comitiva saiu de Fortaleza em quatro aeronaves, na manhã de sexta-feira, e foi recepcionada, na região de Cabrobró, pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que aguardava também com uma comitiva da Câmara Federal. O grupo desembarcou, de volta, na capital cearense, já na noite de ontem.

Além do presidente da Fiec e do deputado Raimundo Gomes de Matos, fizeram parte do grupo o presidente da Federação da Agricultura (Faec), Flávio Saboya; o diretor da Fiec, Carlos Prado; o deputado federal Odorico Monteiro; o presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto, diretor técnico do Sebrae, Alcir Porto, entre outras autoridades e representantes do setor produtivo do Estado.

Testes

A obra da transposição do Rio São Francisco começou os testes do Eixo Norte do projeto em agosto. A água partiu da captação, em Cabrobó, e já percorre nove quilômetros de canais até o reservatório de Tucutú, o primeiro do Eixo Norte. Os dois eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco têm 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 quilômetros no Eixo Leste.

A obra está com um total de 79,7% de execução, segundo o Ministério da Integração Nacional. A conclusão da obra, atualmente, está prevista para 2017.

Opinião

Obras precisam ganhar ritmo mais acelerado

O que me preocupa é que as obras no Ceará estão lentas. Visitamos toda a obra e ela está praticamente pronta até Salgueiro, e de lá até a fronteira do nosso Estado, está bem adiantada, mas aqui, nos preocupa. Acredito que merecia um reforço de recursos, contratação de novas empresas para apressar essas obras. Eu propus aos companheiros representantes dos setores econômicos que fizéssemos um manifesto, assinado por todos nós, para ser entregue aos governos federal e estadual. A previsão é que as águas do Castanhão praticamente encerrem no segundo trimestre do próximo ano, e isso tem efeitos extremamente negativos para Fortaleza e as cidades do eixo do Jaguaribe, sem falar no problema da agricultura.

Flávio Saboya
Presidente da Faec

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.