Empresários do CE estão mais otimistas com a economia

Escrito por Redação ,

Os empresários do comércio cearenses iniciaram o ano de 2018 mais otimistas. É o que indica uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Conforme a entidade, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (ICEC) atingiu105,9 pontos no primeiro bimestre deste ano (janeiro/fevereiro). O resultado é 3,2 pontos maior que o observado no bimestre imediatamente anterior (novembro/dezembro, com 102,7 pontos). O dado também ficou 6,8 pontos acima do verificado em igual bimestre de 2017 (98,4 pontos).

De acordo com a Fecomércio, o Índice de Situação Presente (ISP) cresceu 17,9%, saindo de 55,9 pontos no bimestre novembro/dezembro para 65,9 pontos em janeiro/fevereiro. "O índice permanece no campo que indica pessimismo (abaixo dos 100 pontos), influenciado pelo sentimento de gravidade da crise, com dois terços dos entrevistados reconhecendo a piora do ambiente econômico nos últimos doze meses e 92,3% afirmando que as condições gerais dos seus setores de atividade pioraram nos últimos seis meses", destacou a Fecomércio-CE. Já o Índice de Situação Futura (ISF) subiu 2,7%.

Apesar da melhoria no índice geral de confiança, a intenção de investimentos, medida pelo Índice de Investimentos das Empresas, caiu 3,3% no bimestre, alcançando 109,3 pontos. A expectativa de contratação de novos funcionários foi relatada por 80% dos entrevistados.

Percepção

Para 52,1% dos empresários, as condições gerais da economia brasileira nos últimos 12 meses pioraram muito. Para 32,2% dos entrevistados, a situação permaneceu estável. Apenas 1,1% dos empresários avaliam que as condições melhoraram.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.