Empresário relembra trajetória com otimismo

Após seis décadas como representante comercial, Renato Bonfim comemora seu reconhecimento

Escrito por Redação ,
Legenda: Renato Bonfim (à esq.)recebeu do diretor comercial da TIP, Alfredo Ramalho, um troféu de congratulação pelo serviço desempenhado
Foto: Foto: DANIEL ARAGÃO

Se ganhar destaque e tornar-se referência em determinado setor soa como uma tarefa difícil, manter essa posição por mais de quatro décadas se apresenta como uma conquista que poucos podem se orgulhar por ter alcançado. Um dos cearenses que atingiram essa meta, o empresário e representante comercial Renato Bonfim apresenta uma receita concisa para uma carreira exemplar: "O importante é você sempre oferecer qualidade, ter pontualidade, honestidade".

Apesar da aparente simplicidade, o conselho esconde um trabalho de quase 60 anos, durante os quais Renato Bonfim, que se diz "vendedor desde o nascimento", tornou-se um dos principais nomes do segmento de brindes no País.

A relação com o comércio foi herdada do pai, Edmundo Medeiros, que possuía uma loja de tecido no município de Ipueiras, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. Ainda adolescente, Bonfim ajudava o pai e percebia a vocação para as vendas, que acabavam se estendendo para outros itens além dos tecidos. "Já vendi muita coisa. Desde calendário e revista até macarrão", recorda.

Mesmo quando passou a trabalhar no Banco do Brasil, como caixa, na década de 1960, Bonfim continuou dedicado às vendas, tornando-se, em 1970, representante comercial da empresa Brindes TIP, para a qual trabalha até hoje.

Desafio

Conciliar o trabalho no banco com as vendas dos brindes, revela, não foi uma tarefa fácil. "Mas eu sempre gostei muito de trabalhar. Isso eu puxei do meu pai também. Nunca fui de ficar muito em casa. Sábado, quando o pessoal ia pra casa, eu ia pro escritório. Nesse feriado agora (hoje, dia de Tiradentes), tô levando um bocado de trabalho pra casa", afirma o representante comercial, hoje com 77 anos de idade.

Mais do que simples "gosto pelas vendas" e uma disposição permanente para o trabalho, Edmundo Medeiros transferiu ao filho ensinamentos que até hoje se refletem nas ações de Renato Bonfim. "Ele sempre me dizia: 'Meu filho, confiança não se compra, se adquire'", recorda.

Para o empresário, que também possui um escritório em Fortaleza, o maior ganho após tantos anos de trabalho foram as amizades conquistadas ao longo de seis décadas. "Essa foi a minha grande riqueza", frisa.

Outra ganho adquirido através do trabalho, acrescenta, foi o reconhecimento ao longo da carreira. Neste mês, Bonfim recebeu da TIP um troféu como forma de congratulação pelo serviço desempenhado. "É um reconhecimento totalmente merecido", destaca o diretor comercial da TIP, Alfredo Ramalho.

Apesar da crise

Apesar das previsões de um ano de entraves econômicos no País, neste ano, Bonfim diz acreditar que a venda de brindes, na Capital, ficará em um patamar acima ou equivalente ao de 2014. "Até porque o brasileiro apenas espera a crise passar. Mas a empresa (a TIP) também é da Alemanha, e os alemães continuam trabalhando na crise, porque, quando ela acabar, eles vão estar à frente de quem ficou parado". A TIP é filiada à Präesent Service Institut, na Alemanha.

De todo modo, com ou sem crise, o representante comercial tem apenas uma certeza: "Vou continuar trabalhando enquanto tiver condições. É o jeito. Eu também não sei ficar parado mesmo", brinca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.