ECR estimula colaboração entre indústria e varejo

Núcleo da empresa em Fortaleza já está operando. A partir de abril, quatro workshops serão realizados

Escrito por Redação ,
Legenda: Indústria e varejo trabalhando em conjunto conseguem responder às necessidades dos consumidores que buscam o produto certo
Foto: foto: Miguel Portela

Ao longo das últimas décadas, o perfil do consumidor vem passando por uma mudança drástica. Ávido por informação e inovação, com renda crescente e pronto para diversificar o consumo, ele busca por soluções e funcionalidades em produtos e serviços. Percebida pela cadeia produtiva, essa reviravolta de paradigma vem gerando um novo conceito, o da colaboração. É com essa proposta que a Associação ECR Brasil (Resposta Eficiente ao Consumidor), com sede em São Paulo, instala um núcleo de trabalho em Fortaleza.

A proposta da ECR de trabalhar em conjunto surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, liderado, basicamente, pelas principais indústrias e redes de supermercadistas que rapidamente conseguiram reduzir em mais de 10% os custos das cadeias em que operavam.

A Resposta Eficiente ao Consumidor visa disponibilizar o produto desejado, sempre que seja buscado no ponto de venda, com a maior validade possível, por preço justo e com a melhor experiência de compra e de uso.

A ECR reúne empresas industriais e comerciais, fabricantes e distribuidoras de bens de consumo não duráveis, com o objetivo de desenvolverem processos e melhores práticas que tornem suas relações mais eficientes.

Os projetos são desenvolvidos por representantes das empresas associadas, que trabalham em forma de comitês, analisando os problemas que surgem e as oportunidades de melhora na produção, propondo e testando soluções que reduzam tempos, custos e incrementem a satisfação do shopper e dos vários perfis de consumidores.

"O objetivo é estimular o crescimento de colaboração entre as indústrias e o varejo, buscando maior eficiência e menores perdas, além de medir os resultados das atividades geradas", explica Simone Cioccolani, consultor que comanda a ECR Fortaleza. A proposta do escritório local é abranger a região Nordeste.

Cioccolani explica que o sentido da colaboração une objetivos comuns, já que todos buscam a satisfação e fidelidade do shopper e consumidor. "A ideia da união entre as partes é oferecer o produto certo, no lugar certo e na hora certa", reforça o consultor. Ou seja, indústria e varejo sentam na mesma mesa para resolverem problemas comuns.

O consultor destaca que Fortaleza dispõe de um núcleo de empresas inovadoras e com potencial para explorar a visão de colaboração. "O Nordeste continua crescendo mais que outras regiões e isso motiva a nossa presença no Ceará", afirma.

Workshops

O núcleo de Fortaleza do ECR para melhor se aproximar da cadeia produtiva realizará quatro workshops sobre temas que mostram as melhores práticas da associação e como aplicá-las localmente.

O primeiro será realizado dia 14 de abril e enfocará o Trade Marketing. No encontro, o enfoque será no gerenciamento dos canais de venda para construir relacionamento entre indústria, atacado, varejo e consumidor. "O grande desafio é fazer com o trade marketing da indústria colabore com o varejo para fazer com que as promoções sejam as mais eficientes e que coincidam, por exemplo, seus calendários promocionais", diz Cioccolani.

O consultor reforça que praticamente todas as estratégias nas empresas começam pelas ferramentas do marketing. "Dessa forma, é preciso observar o consumidor e responder da melhor maneira possível à exigência dele. Isso é, como as empresas e o varejo juntos podem proporcionar respostas".

O segundo evento será dia 9 de junho e tratará sobre produtividade. No dia 11 de agosto, o tema será logística integrada para a elaboração de projetos entre varejo, distribuidor e indústria. O último encontro será dia 20 de outubro, quando estará em debate o gerenciamento por categoria, com ênfase para produtos, embalagens e visibilidade das marcas. Interessados podem obter informações no site www.Ecrbrasil.Com.Br.

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