Economia piora para 72% dos varejistas

Escrito por Redação ,

Rio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 2,5% de julho para agosto, na série dessazonalizada, fechando o mês em 103,7 pontos. Os dados foram divulgados ontem (28) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ela atribui a queda "às frustrações decorrentes do fraco desempenho da economia, que fizeram com que 72% dos empresários do varejo observassem deterioração significativa do cenário econômico brasileiro nos últimos meses".

O estudo mostra que o subíndice que analisa a avaliação das condições da economia encolheu 6,1% na passagem de julho para agosto e, pela primeira vez em mais de dois anos, retrocedeu no comparativo anual, ao cair 2,6% em relação a agosto de 2017. A expectativa em relação ao desempenho econômico do País, ao fechar agosto em 133,7 pontos, atingiu seu menor patamar dos últimos 12 meses.

"A elevada incerteza do cenário político a menos de um mês e meio do primeiro turno das eleições nos leva a projetar um crescimento menor das vendas no segundo semestre", justificou o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes. Para ele, "a desvalorização do real, o ritmo fraco do mercado de trabalho, as pressões de custos e o cenário externo mais desfavorável têm levado a economia e o comércio ao mais fraco ritmo de crescimento dos últimos meses".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.