Economia do CE avança 0,54% no 2º trimestre

IBCR-CE, divulgado nessa sexta-feira pelo Banco Central, também cresceu em junho, com variação de 0,06%

Escrito por Redação ,
Legenda: Para o economista Allisson Martins, número negativo do primeiro semestre deste ano está relacionado principalmente aos setores de comércio e serviços

Seguindo as tendências nacional e nordestina, a atividade econômica do Ceará avançou 0,54% no segundo trimestre deste ano em comparação ao primeiro, aponta o Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE). Os dados são dessazonalizados, ou seja, ajustados com base nos impactos de fatores típicos de determinadas épocas do ano. O IBCR-CE, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Banco Central, é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

O resultado cearense ficou melhor que a média nacional, que apresentou crescimento de 0,25% no trimestre de abril a junho ante o período de janeiro a março, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Além do dado trimestral, o IBCR-CE também registrou um leve avanço de 0,06% em junho frente a igual mês de 2016, de acordo com dados observados (sem ajustes).

Em outros comparativos, entretanto, os números da atividade econômica cearense ainda estão negativos. No acumulado do primeiro semestre deste ano e dos 12 meses até junho, foram registradas quedas de 1,60% e 2,76%, respectivamente, considerando dados sem ajustes.

Setores

O economista e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Allisson Martins, avalia que o resultado negativo no acumulado do primeiro semestre deste ano "está relacionado, em grande medida, com os números negativos do comércio varejista, que observou queda no volume de vendas (-4,8%), e com os serviços, que também registraram retração (-4,3%). Eles repercutiram de forma intensa no indicador de atividade econômica do Ceará, em razão do peso relevante destes segmentos na economia do Estado". Martins avalia que o resultado do IBCR-CE poderia ter tido um desempenho ainda pior, se não fosse a indústria, que já dá sinais de retomada, segundo ele.

"Apesar da resiliência da crise econômica, espera-se que o nível de atividade econômica do Ceará apresente trajetória ascendente, em razão da melhora de alguns indicadores, como a inflação e os juros que estão em queda, de maneira que poderão impactar positivamente na reversão do quadro negativo do comércio e dos serviços", finaliza.

Nordeste

No Nordeste, a atividade econômica, segundo o IBCR-NE, teve queda de 1% em junho ante igual mês do ano anterior, segundo dados observados. Também houve queda de 0,48% em relação a maio, de acordo com dados dessazonalizados. As taxas também ficaram negativas no acumulado deste ano (-0,17%) e dos últimos 12 meses (-2,14%), com dados observados. Entre o primeiro e o segundo semestre, houve avanço de 1,05% (dados ajustados).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.