Economia brasileira vai crescer mais, diz FMI

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Em janeiro, o FMI havia previsto crescimento de 4,7%, do PIB do Brasil e, agora, já projeta 5,5% de incremento da economia

São Paulo O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou ontem, dia 21, sua projeção do crescimento da economia do Brasil neste ano, para 5,5%, oito décimos do calculado em janeiro. O dado consta no relatório "Perspectivas Econômicas Mundiais", divulgado pouco antes do início da assembleia do FMI e do Banco Mundial, que será realizada neste fim de semana, em Washington.

Em janeiro, o Fundo tinha previsto um crescimento da economia brasileira de 4,7 %, em 2010, e 3,7%, em 2011. A economia do Brasil cresceu 5,1% em 2008 e se contraiu 0,2% em 2009, segundo os números do FMI. A instituição multilateral calcula que em 2011 o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 4,1%.

"Espera-se que o crescimento econômico no Brasil suba em 2010, liderado pelo forte consumo e o investimento no setor privado", ressaltou o relatório.

O FMI coloca o Brasil como um exemplo de onde será necessária a desativação das políticas de estímulo, assim que sejam evidentes os riscos de "reaquecimento" ou uma "dinâmica de endividamento adversa".

Crescimento mundial

O crescimento mundial para este ano também foi revisado para cima, para 4,2%, contra 3,9% calculados em janeiro. O FMI advertiu, entretanto, para os riscos que ainda pesam sobre a recuperação, em particular à dívida pública dos países desenvolvidos e os desequilíbrios nos fluxos de capital.

Depois de ter retrocedido 0,6% em 2009, o PIB do planeta deve crescer 4,2% este ano, previsão que o FMI qualificou de "similar" à anterior, publicada em janeiro e que era de 3,9%.

"A recuperação da economia mundial evolui melhor que o previsto", destaca o Fundo. "A atividade se desenvolve a ritmos diferentes: tímida nos países desenvolvidos, mas vigorosa na maior parte dos países emergentes e em desenvolvimento", afirma o FMI.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.