Dragão Fashion lança olhar para a classe C

A terceira maior semana de moda do País chega aos 15 anos com uma extensa programação em cinco dias de evento

Escrito por Redação ,
Legenda: Com aproximadamente 1.200 fornecedores, o Ponto da Moda será parceiro do DFB no projeto Dragão Fast & Fashion Foto: André Lima
Foto: Foto: Everton Lemos

O Dragão Fashion Brasil (DFB) terá iniciativa voltada ao mercado varejista do Ceará e à classe C - maior público consumidor do segmento. O evento, que inicia hoje no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lançará na próxima sexta-feira o projeto Dragão Fast & Fashion, que busca promover a interação de fornecedores e profissionais da moda com redes do varejo local, visando incrementar o trade da moda do Estado.

Antes do lançamento do novo projeto, no Lounge Anuário da moda do Diário do Nordeste, haverá uma mesa redonda coordenada pelo empresário e economista Enrico Cietta, especialista em mercados do fast fashion, que contará com a participação da proprietária do Ponto da Moda, Ana Ximenes - parceira do Dragão Fashion no projeto Fast & Fashion.

Conforme a empresária, esta é a primeira edição do evento em que há o encontro do trade de moda do Ceará. "A ideia do Cláudio Silveira - idealizador e organizador do Dragão Fashion Brasil - é que eu ajude a reunir lideranças de magazines locais, que ajudem a somar o projeto. A partir do link entre fornecedores e magazines locais, o objetivo é voltar a aquecer o polo de moda cearense", explica.

Tendência

De acordo com Ana Ximenes, a moda de magazine é geralmente muito específica para os mercados A e B, mas existe uma nova tendência do fast fashion no mercado local de produzir moda casual para os mercados B, C e D, que tem um nível de exigência crescente. "Nós, dos magazines, estamos sempre em busca de bons fornecedores, antenados com a moda, mas também que tenham pontualidade na entrega. Esse, aliás, é o nosso grande desafio no mercado local. Além de um bom mostruário, é preciso entregar na hora certa. Tudo bem coordenado. Isso porque esse mercado fast fashion é muito rápido. Então não podemos deixar passar o 'time' (tempo). Outro problema que enfrentamos é o da modelagem. É claro que precisamos ter um mostruário viável. Mas não adianta fazer roupas com uma modelagem que não vista bem as pessoas", diz. Segundo a empresária, o mercado fast fashion é um nicho muito dinâmico, que tem acesso fácil a todo o tipo de informação. "Com a globalização, todos passaram a ter acesso às informações. A todas as mídia sociais. Todos tem abertura ao mercado fashion. Então logo vira moda o que a atriz está usando, o que a blogueira de moda usa. E o magazine hoje é muito mais exigido, principalmente no mercado feminino porque a mulher sempre está em busca da moda", afirma.

Ponto da Moda

Com aproximadamente 1.200 fornecedores, o Ponto da Moda busca sempre acompanhar de perto as tendências do mercado. "Como comprador, tenho que saber diariamente o que estão usando hoje. Participamos de cursos e eventos ligados ao mundo da moda. Temos que estar extremamente antenados", diz.

A empresa possui fornecedores em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e interior de Pernambuco, além do Ceará. "Temos que buscar lá fora porque não tem quem forneça aqui o suficiente para atender toda a nossa demanda. Buscamos dentro do País e até no exterior. A gente é obrigado a comprar de todo mundo para ter variedade de estilos e quantidade".

Iniciativa

De acordo com o diretor do Dragão Fashion, Cláudio Silveira, o novo projeto desenvolvido pelo evento busca exatamente alcançar este mercado varejista de moda local com a produção de coleções que poderão ser adquiridas por empresas do setor. "Queremos dar oportunidades tanto para as micros e pequenas empresas participantes, como também para as grandes lojas do varejo que terão à disposição produtos de qualidade com as tendências de moda atual", destaca.

DFB 2014

A terceira maior semana de moda do País chega aos 15 anos e irá contar com uma extensa programação de desfiles, workshops, oficinas e palestras, além de novos formatos de apresentar a moda autoral brasileira. Neste ano, o tema do Dragão Fashion Brasil será "A moda move o mundo", e deve contar com grandes nomes como Lino Villaventura, Água de Coco por Liana Tomaz e Vitorino Campos.

Mais informações:

O DFB segue até o próximo domingo, dia 25, no Centro Dragão do Mar de Arte Cultura, com programação a partir das 8h e desfiles a partir das 18h30

Ângela Cavalcante
Repórter

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