Dólar sobe 0,38% e fecha com maior valor desde março

Escrito por Redação ,

O dólar emplacou a sexta sessão consecutiva de ganhos ante o real nesta segunda-feira (15), com alta de 0,38%, a R$ 2,3439. É o maior valor de fechamento desde março, quando, no dia 19, a moeda fechou em R$ 2,349.

Já a bolsa, após recuar 6,19% na semana passada, encontrou nesta segunda-feira, espaço para uma retomada consistente. O vencimento de opções sobre ações ampliou a volatilidade na primeira parte da sessão, mas à tarde o Ibovespa superou os 1% com desenvoltura e renovou máximas consecutivas, a despeito dos índices em Nova York permanecerem travados. Os papéis de Vale e Petrobras puxaram os ganhos da bolsa brasileira, com forte movimento de compras por parte de estrangeiros, sendo que as especulações em torno das próximas pesquisas eleitorais serviram de pano de fundo para os negócios.

O Ibovespa terminou em alta de 1,79%, aos 57.948,76 pontos. Vale ON avançou 1,71% e Vale PNA teve ganho de 1,70%, com as ações reagindo à notícia de que o preço do minério de ferro na China subiu 3,9% nesta segunda-feira. A mineradora avançou, aliás, apesar dos números ruins divulgados sobre a economia do gigante asiático, que pressionaram alguns índices de ações em outras praças e moedas de países exportadores de commodities.

A produção industrial da China subiu 6,9% em agosto ante igual mês do ano passado, mas o desempenho foi o pior desde dezembro de 2008. Outros números, de vendas no varejo e de investimentos em ativos fixos não rurais, também decepcionaram.

Já a Petrobras teve alta de 1,78% nos papéis ON e de 2,04% nos PNA. A produção consolidada de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, alcançou 2,759 milhões barris de óleo equivalente por dia em agosto, alta de 2,2% ante a registrada em julho. A produção de petróleo da estatal no Brasil atingiu em agosto a média de 2,105 milhões barris/dia, aumentando em 2,7% a produção do mês anterior.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.