Dólar: opção para variar carteira

Escrito por Redação ,
Legenda: Moeda estrangeira pode ser utilizada por quem tem dívidas ou outras despesas no exterior, bem como para diversificar a carteira de investimentos
Foto: FOTO: REUTERS

Embora não seja considerado propriamente um investimento, a aplicação em dólar acaba servindo como proteção quando há sinais de deterioração da economia brasileira, amenizando perdas em outros investimentos em moeda local. A compra da moeda também é útil para quem tem despesas ou outros compromissos no exterior, podendo, assim, evitar perdas em momentos de grandes oscilações.

Ainda assim, a moeda estrangeira pode ser usada como uma forma de diversificar a carteira de investimentos.

"O câmbio é o ativo negociado no mercado de mais difícil leitura, porque tem as notícias do mercado externo, do interno, as oscilações dependem de muitos fatores", diz Roberto Indech. "Acredito que diante do cenário eleitoral deva, o câmbio, deva ficar nessa faixa de R$ 3,70, pelo o que indica o Banco Central. Me parece que esse valor deve estar próximo ponto de equilíbrio para o BC". Os analistas consultados pelo BC estimam o dólar cotado a R$ 3,50 para o final do ano, segundo o último boletim Focus, de 8 de junho.

Despesas

Para quem tem uma viagem marcada para o exterior ou possui um dependente vivendo em outro país, a aplicação em dólar ou euro, principalmente por meio de fundos cambiais, pode ser uma boa alternativa, a depender das taxas cobradas pelo banco. Assim como para as viagens, a principal recomendação é a compra de cotas de forma periódica, para evitar pagar caro pela moeda e aproveitar as eventuais quedas. Dessa forma é possível se proteger de variações bruscas no câmbio. 

Leia ainda:

> Cenário de incertezas faz investidor rever aplicações
> Tesouro Direto ganha mais adeptos no País 
> Poupança volta a ser atrativa; segurança maior é vantagem
> Bolsa: chance para pensar  no longo prazo 
> Liquidez é maior entrave de investimentos imobiliários
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.