Dicas ajudam a evitar golpes na Black Friday
Apesar do apelo das ofertas feitas pelas lojas online na data, é preciso ter cautela para não ser vítima de fraudes
Uma das melhores datas para o varejo brasileiro, a Black Friday já se tornou o dia de descontos mais esperado do ano. Em 2016, o evento será realizado no dia 25 de novembro. Mas com o grande fluxo de compras online nesse período, aumentam também os riscos para os consumidores, que podem ser atraídos por falsas ofertas de lojas virtuais inexistentes, por exemplo. Por isso, antes de finalizar qualquer compra em ambiente virtual, o consumidor deve ficar atento à segurança para não inserir dados pessoais e o número do cartão de crédito indevidamente.
Foi buscando auxiliar o consumidor a evitar fraudes e outras situações desagradáveis na hora das compras realizadas nas lojas online que a Camara-e.Net e a Braspag elaboraram a cartilha da compra segura. "Uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas", afirma Leandro Soares, coordenador do Comitê de Varejo Online da Camara-e.Net.
Para evitar fraudes, recomenda-se ao consumidor que verifique se a página da empresa possui selo de segurança atestando que o site é confiável para realizar transações financeiras e a inserção de dados. Segundo André Dias, COO da Ebit, as vendas na Black Friday podem ocorrer, em grande maioria por impulso, onde o consumidor efetua a compra para aproveitar descontos e promoções nos produtos.

Medidas
Dias aponta alguns cuidados que o consumidor deve tomar como: pesquisar sobre a reputação da loja, verificando se possuem algum tipo de qualificação como, por exemplo, as medalhas da Ebit ou até mesmo consultando a lista de lojas não recomendadas pelo Procon; consultar sites que fazem comparação de preços; tomar cuidado com as promoções enviadas por e-mail, pois podem direcionar o consumidor a sites falsos; ter atenção com sites clonados e falsos, que acabam se multiplicando na Black Friday; e comprar apenas em lojas com certificado de segurança (https).
Lentidão
Além das fraudes, André Dias diz que entre os problemas mais comuns relatados por consumidores durante a Black Friday está a dificuldade de navegação nos sites, que acabam apresentando lentidão devido ao alto volume de acessos na data.
Outro problema muito comum, conforme o COO da Ebite, diz respeito aos atrasos que ocorrem na entrega dos produtos comprados.
Entrega do produto
Com relação à responsabilidade pela entrega da mercadoria, Dias esclarece que "a responsabilidade pela venda será sempre do marketplace, uma vez que o consumidor efetua a seleção dos produtos e pagamento através do site anunciante, que precisa garantir que apenas lojas com boa reputação vendem através de sua plataforma".
Faturamento maior
De acordo com o COO da Ebit, o Black Friday já se tornou a principal data do e-commerce brasileiro. "A Ebit estima um crescimento de cerca de 30% em 2016, atingindo um faturamento total de R$ 2,1 bilhões apenas para as vendas da sexta-feira", ele diz. Já o portal BlackFriday.Com.Br, idealizador do evento no Brasil, projeta um aumento de 34%.