Diário lança selo para o varejo

Selo Atendimento Nota 10 vai certificar que empresas cumprem o Código de Defesa do Consumidor

Escrito por Redação ,
Legenda: O ponto, os produtos, as pessoas e os processos de cada negócio serão avaliados para que o selo seja concedido, como prova de excelência
Foto: Foto: Marcelo Casal Júnior

Agilidade, respeito e um bom atendimento são diferenciais indispensáveis na conquista e fidelização do cliente. Os consumidores, que antes tomavam conhecimento da boa fama dos estabelecimentos com esses valores através de indicação, passarão a contar com outra forma de reconhecer essas lojas.

O Diário do Nordeste lança a primeira edição do projeto "Atendimento Nota 10", que consiste em certificar, por meio de um selo, empresas do varejo do mercado de Fortaleza que estiverem em conformidade com parâmetros básicos de atendimento e respeito ao Código de Defesa do Consumidor, sendo um referencial para o público e um reconhecimento para o empreendedor local.

"Além de mobilizar os setores em torno do atendimento e respeito aos direitos do consumidor, a certificação busca estimular os lojistas e profissionais do mercado varejista a conhecerem melhor o seu cliente, identificar suas próprias deficiências e melhorar o serviço de atendimento", afirma Adriano Mollik, coordenador de planejamento de vendas do Diário do Nordeste.

Auditoria

Nesta primeira edição, 17 marcas foram inscritas para participarem da auditoria realizada por uma empresa especializada, a Dominus Auditoria.

Receberão o selo aquelas que preencherem todos os requisitos auditados. Adriano explica que quatro eixos principais serão analisados, de forma a serem decisivos na contabilização da pontuação final.

"Analisaremos o ponto, que consiste na questão da infraestrutura, organização, limpeza; o produto, que inclui a departamentalização, exposição, estoque, validade dos itens; as pessoas, que são os funcionários, abrangendo treinamentos, preparação da equipe, gestão, marketing pessoal; e, por fim, os processos, que são os procedimentos operacionais, documentação, atendimento e as vendas em si", esclarece Mollik.

As empresas irão receber pontuações no final da auditoria e serão classificadas em "Atendimento de Excelência", "Atendimento Conforme" e "Atendimento Não Conforme". As lojas com classificação de "Excelência ou Conforme" receberão o selo. Já as que tiverem constatados atendimento Não Conforme receberão um diagnóstico de melhorias a serem adotadas. A certificação "Atendimento Nota 10" encerrará o ano com um evento de entrega dos selos às empresas participantes que atendem aos requisitos analisados.

Excelência

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Severino Ramalho Neto, elogiou a proposta. "A CDL apoia e apoiará qualquer iniciativa que nos traga uma maior proximidade do consumidor, numa relação de excelência e, com certeza, já temos isso sim no Ceará. E Fortaleza, especificamente, já é exemplo para o Brasil em diversas categorias, diversos setores do varejo. Esse selo só vem engrandecer, prestigiar e, através do exemplo, promover melhor ainda o atendimento".

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