Dia dos Pais 10% mais fraco deve movimentar R$ 100 mi

Mesmo com a queda no faturamento, o feriado ainda se mantém como a quinta melhor data para o varejo de Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Entre os presentes mais procurados estão roupas, perfumes, calçados e relógios
Foto: FOTO: RODRIGO CARVALHO

Mais da metade dos consumidores não deve comprar presentes no Dia dos Pais em Fortaleza e Região Metropolitana neste ano. A expectativa é que a data gere um faturamento de R$ 100 milhões em 2015 com a compra de presentes, o que representa uma queda de 10% em relação a igual período do ano passado, quando as vendas somaram R$ 110,4 milhões. É o que aponta a pesquisa sobre o Potencial de Consumo de Fortaleza Dia dos Pais, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

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Para a diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, a diminuição nas vendas é motivada pelo cenário de crise econômica do País. "O consumidor está mais cauteloso e, por isso, compra menos", observa.

Mesmo com a queda no faturamento, o feriado ainda se mantém como a quinta melhor data para o comércio varejista de Fortaleza, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Criança. O valor médio da compra é estimado em R$ 133.

Cláudia ressalta que, mesmo diante de valores mais salgados na conta de luz e na alimentação, resultando em menos sobras no orçamento dos consumidores, o comércio cearense é criativo e criou várias promoções para a data a fim de atrair o público. Outra orientação dada aos comerciantes, pela Fecomércio, é que reduzam o seu lucro e negociem com os clientes devedores para que esses consumidores voltem ao mercado.

Promoções

De acordo com o levantamento, a maior motivação para a escolha do presente são as promoções, apontadas por 53,3% dos cearenses, seguida por preços (42,3%), qualidade dos produtos (26,1%) e beleza das vitrines (20,5%). Cerca de 46% dos entrevistados pretendem comemorar a data, porém, o local escolhido por 82,5% é a própria casa. Apenas 9,7% dos fortalezenses pretendem sair para restaurantes no próximo domingo.

A procura por restaurantes varia com a classe social, sendo mais intensa no grupo com renda superior a seis salários mínimos (20,6%).

Cláudia Brilhante explica que não é uma surpresa para a federação a maioria dos consumidores optar por ficar em casa. "No Dia das Mães, as pessoas saem mais porque, normalmente, a mãe é quem cozinha, e os filhos querem tirar ela de casa durante a data. Já no Dia dos Pais, a família opta por cozinhar para o pai e ficar em casa", diz.

Os shopping centers e os centros comerciais são os locais preferidos para a procura do presente, sendo citados por 55,6% dos entrevistados. As lojas de rua apareceram em 27,7% das respostas, e os supermercados e hipermercados com 24,9%. O dia de maior procura por presentes é o sábado, tendo sido apontado por 33,4% dos consumidores.

Vestuário

Dando preferência por vestuário, itens de perfumaria, sapatos e relógios, 42,1% afirmaram que pretendem ir às compras para o Dia dos Pais, percentual idêntico à pesquisa realizada no ano passado. De acordo com o levantamento da Fecomércio-CE, o perfil predominante do potencial comprador é do sexo feminino (44,2%), com idade até 20 anos (56,4%) e renda familiar superior a seis salários mínimos (51,2%).

O padrão de consumo para o Dia dos Pais mostra grande homogeneidade nos produtos que se deseja adquirir, com 96% das indicações de compra em apenas quatro itens.

Preferência

A preferência é pelos artigos de vestuário, com 49,8% de intenção, seguidos por itens de perfumaria (21,5%), calçados e bolsas (17,8%) e aparelhos e relógios (6,9%).

"Nos anos de 2013 a 2015, o vestuário está sempre em primeiro lugar dentre as opções de presentes para os pais. Acreditamos que um objeto eletrônico é uma coisa muito pessoal, algo que a própria pessoa deseja escolher de acordo com seu gosto, além de ser mais caro. Por isso, a maioria opta por roupas", explica Cláudia Brilhante.

Ainda conforme a pesquisa Potencial de Consumo de Fortaleza Dia dos Pais, a forma de pagamento mais utilizada será o pagamento à vista (70,1% das respostas), seguida do cartão de crédito (32,6%).

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