'Desestatização é chave para o desenvolvimento'

Prefeito de São Paulo vem ao Ceará nesta sexta-feira (18) para palestrar a líderes empresariais

Escrito por Redação ,
Legenda: Chefe do Executivo paulistano participa de evento promovido pela Fiec e pela CDL. Ele falará sobre 'práticas inovadoras na gestão das cidades'
Foto: Foto: Jair Magri

A desestatização será o principal conselho do prefeito de São Paulo, João Doria, aos líderes cearenses durante palestra que ele irá ministrar no I Fórum Empresarial de Gestão, nesta sexta-feira (18). Ao falar sobre "práticas inovadoras na gestão de cidades", o chefe do Executivo paulistano aponta a estratégia de aliar-se ao setor privado como forma de dinamizar a economia e promover a geração de empregos.

"A desestatização torna o Estado menor, mais eficiente e mais produtivo. Os empregos precisam ser gerados pelo setor privado, que pode pagar melhor, garante plano de saúde, plano odontológico e deixa o Estado atuar onde é necessário: saúde, educação, habitação...", adiantou Doria por telefone, enquanto ainda estava em Natal (RN), na última quarta-feira (16).

Ao classificar a desestatização como "a chave para o desenvolvimento econômico e social", o prefeito afirma que promover a saída do Estado de determinadas áreas "é saudável para um País que deseja ser moderno" e "somente em regimes totalitários de extrema direita, extrema esquerda ou fundamentalistas religiosos é que isso não é reconhecido".

De acordo com ele, as ideias que levará aos cearenses - com destaque para a parceria com empresários - alimenta "o sentimento de compartilhamento de ideias e propostas que, em São Paulo, estão funcionando muito bem". Na capital cearense, João Doria será recepcionado pelo senador Tasso Jereissati, presidente interino do PSDB - mesmo partido do prefeito de São Paulo -, e por diversos líderes empresariais locais, uma vez que o evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e ainda conta com o apoio institucional do Grupo de Líderes Empresariais do Ceará (Lide).

Compreendendo o Brasil

Ao ser perguntado sobre o compartilhamento de experiências que disse estar praticando com os representantes do Nordeste e a conjuntura político-econômica do País, Doria fez questão de afirmar que está "compreendendo o Brasil como um todo, um só, e não um Brasil pobre e um Brasil rico".

"A intenção é que a administração pública veja também um único País", observa o prefeito. Na análise de Doria sobre a crise político-econômica, "a fase mais turbulenta da política ao meu ver já passou". Sobre a proposta em análise no Congresso de aumentar o déficit do governo de R$ 139 bilhões para R$ 159 bilhões neste ano e também no próximo, o prefeito de São Paulo afirmou "que ainda é cedo para avaliar o assunto".

Confiança em medidas

No entanto, ele apontou o ministro Henrique Meirelles e a equipe econômica do governo federal como merecedores de confiança e defendeu a manutenção do trabalho deles como forma de "proteger a economia do País". "Precisamos garantir a continuidade daqueles que estão garantindo o progresso, fazendo o controle fiscal, atraindo novos investimentos, combatendo a corrupção", afirmou. As reformas trabalhista e da Previdência devem ser o foco neste momento para Doria, o qual disse acreditar na aprovação delas em 2017 e, "quem sabe, realizar a discussão da reforma tributária no início do ano que vem".

Mais informações:

I Fórum Empresarial de Gestão

Data: 18 de agosto de 2017

Horário: 11h30 às 14h

Local: La Maison Buffet,

Na Avenida Engenheiro

Luiz Vieira, 555 Dunas,

Fortaleza - CE

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.