Demanda por transporte aéreo cresce 7,92% no País

Escrito por Redação ,

São Paulo. A demanda doméstica por transporte aéreo cresceu 7,92% em outubro deste ano na comparação com igual mês de 2016, segundo levantamento divulgado ontem (22) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados de suas associadas (Avianca, Azul, Latam e Gol). Foi o oitavo mês consecutivo de expansão.

A oferta doméstica consolidada teve expansão de 2,66% na base anual de comparação.

A taxa de ocupação, proporção de assentos ocupados do total ofertado, foi de 83,40% no mês, alta de 4,06 pontos percentuais sobre outubro do ano passado e recorde para qualquer outubro na aviação doméstica, diz a Abear. Foram realizadas 7,8 milhões de viagens no mês, um crescimento de 8,06%, equivalente a aproximadamente 580 mil passageiros a mais em outubro.

"Depois de ter visto em setembro o maior volume absoluto de demanda para aquele mês na série histórica, o setor registrou agora em outubro o segundo melhor resultado para o mês no acompanhamento: 7,7 bilhões de RPKs (passageiros-quilômetros transportados) produzidos, número inferior apenas ao apurado em outubro/14", afirma a entidade, em nota.

A Gol liderou a participação no mercado doméstico em outubro, com 36,10%. Em seguida, estão as companhias Latam (33,46%), Azul (16,82%) e Avianca (13,62%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.