Declaração do IR passa para a reta final

Imprevistos para quem deixa a declaração para última hora podem levar ao atraso e ainda à cobrança de multa

Escrito por Redação ,
Legenda: Para fazer a declaração, é necessário baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD) e o Receitanet, específico para o envio pela internet
Foto: FOTO: BRUNO GOMES

São Paulo. Quem ainda não entregou a declaração do imposto de renda 2014, ano-base 2013, deve acelerar o passo para cumprir o prazo com tranquilidade e segurança. O envio pode ser feito até 30 de abril, às 23h59m59. Parece muito tempo, mas deixar a entrega para a última hora pode redundar em sérios transtornos aos quase 20 milhões de brasileiros que ainda não declararam o IR.

Especialistas lembram que nos últimos dias o site da Receita Federal fica sobrecarregado pelo grande número de pessoas que acessam o sistema, para fazer o download dos programas necessários, ou encaminhar a declaração. Apenas esse entrave já pode levar à entrega com atraso. Além disso, podem surgir imprevistos que tomem algum tempo, como uma dúvida ou a falta de um documento, e não haverá tempo hábil para pedir segunda via ou localizar informações complementares.

O preenchimento dos formulários também deve ser feito com cuidado, e na pressa, a possibilidade de erros é sempre maior. Além disso, se informou algum dado errado, o contribuinte não terá tempo de corrigir os dados e enviar uma declaração retificadora. Por qualquer descuido, o contribuinte acaba caindo na malha fina. No período final, fica mais difícil encontrar a ajuda de um profissional para obter orientação ou tirar dúvidas, pois é o período em que há maior procura por eles.

Outros imprevistos ainda podem surgir, como problemas no computador ou mesmo na internet. Quem deixar para entregar a declaração na última hora será colocado, se tiver direito à restituição, na fila dos últimos lotes.

A multa mínima para quem se atrasar é de R$ 165,74. O valor é corresponde a 1% ao mês, ou fração, sobre o montante devido. O limite máximo é de 20% sobre a importância devida. A Receita alerta ainda, que a multa vale para todos os contribuintes que atrasarem a entrega da declaração, independentemente de ter direito ou não ao pagamento de restituição.

Como proceder

Para fazer a declaração é necessário baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD), para o preenchimento, e o Receitanet, específico para o envio pela internet, disponíveis gratuitamente no site da Receita Federal (www.Receita.Fazenda.Gov.Br).

O próprio PDG orienta o contribuinte, que pode clicar no ícone "Ajuda" sempre que tiver dúvida. É também possível declarar pelo aplicativo m-IRPF para smartphone e tablet, disponível na Apple Store para iPhone e iPad, e na Google Play para sistema operacional android.

Quem não declarou

Até a última semana, mais de 20 milhões de brasileiros ainda não haviam feito a declaração do Imposto de Renda 2014. No Ceará, até a última quinta-feira (17), 350 mil contribuintes não tinham entregue a declaração, segundo a Superintendência da Receita Federal (SRF) da 3ª Região. Das 600 mil declarações previstas para o Estado, apenas 246.975 haviam sido feitas, valor que corresponde a 41% do total esperado.

O feriadão da Páscoa e de Tiradentes pode se transformar em uma boa oportunidade para quem ainda precisa organizar a papelada e juntar os documentos necessários à elaboração da declaração do IR 2014. Evitar deixar para fazer tudo de última hora pode evitar transtornos e, principalmente, o pagamento de multas.

Quem ainda não declarou ou entregou a documentação ao contador, pode aproveitar algumas horas do fim de semana prolongado para reunir as declarações de rendimentos de trabalho e de aplicações financeiras, de ganhos de capital com a venda de bens móveis ou imóveis, bem como os comprovantes ou recibos de despesas médicas, hospitalares e com saúde em geral; os recibos de pagamentos da escola ou faculdade própria, dos filhos e dependentes. É uma oportunidade para estar em dia, colocar tudo em ordem e cumprir com mais esta obrigação tributária.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.