Customização como diferencial do negócio

Demanda por produtos personalizados motivou irmãos a desenvolver site e loja de relógios customizados

Escrito por Redação ,
Legenda: O sucesso da Brother&Brother no e-commerce foi tanto que a empresa inaugurou, em setembro deste ano, o primeiro espaço físico da marca, onde o serviço de personalização disponibilizado na web é igualmente oferecido

A customização é um dos conceitos que mais tem crescido no varejo, tendo em vista que os consumidores buscam cada vez mais produtos exclusivos, feitos sob medida, itens que tenham identidade própria. Imagine, por exemplo, criar um produto do zero na internet e recebê-lo em uma loja física ou na sua própria residência. Foi com essa ideia que os irmãos Carlos e Gustavo Freire, apaixonados por relógios, iniciaram, em abril deste ano, um negócio online que deu total liberdade criativa para o cliente montar o item da forma que melhor lhe agradasse.

A iniciativa ganhou o nome de Brother&Brother e foi a pioneira no Brasil a oferecer esse serviço. De acordo com o sócio-fundador Gustavo Freire, as opções de modelos são tão variadas - vão do ponteiro a pulseira - que é possível criar mais de 450 mil combinações de relógios únicos, sem sequer uma repetição.

Do virtual ao presencial

E o sucesso da empresa no e-commerce com o site www.Brotherandbrother.Com foi tanto que os irmãos inauguraram, em setembro deste ano, o primeiro espaço físico da marca, onde o serviço de personalização disponibilizado por eles na web é igualmente oferecido.

"O cliente chega à loja e utiliza um monitor touch screen para ir montando seu relógio. Ele também pode pegar nas peças físicas, senti-las, ver como se encaixam. Depois de decidir, o consumidor recebe o produto em casa em alguns dias ou pode voltar na loja para pegá-lo", detalha o sócio-fundador da empresa.

Evolução na interação

Para Gustavo Freire, essa interação entre a loja física e virtual é o que vem fazendo as empresas evoluírem e conquistarem seus clientes.

"Os negócios online e o offline não podem ser diferentes. Eles precisam se complementarem. Temos, atualmente, uma interatividade muito grande nas redes sociais e acredito que o varejista não tem mais como não estar na internet. Ao mesmo tempo, seus pontos de venda podem se aproveitar disso, mesclando as facilidades oferecidas pelas ferramentas virtuais com toque do (espaço) físico", reforça o empresário. Ele acredita que o modelo de negócio da atualidade deve juntar estratégias aplicadas na internet e também nas lojas físicas.

Expansão pelo Brasil

Ainda de acordo com o sócio-fundador da Brother&Brother, o objetivo agora é levar a iniciativa inovadora da marca para todo o Brasil, tendo em vista que o único ponto físico da empresa ainda fica em São Paulo.

"Já fazemos entregas para todo o País através do e-commerce. Inclusive, começamos a estudar a possibilidade de enviar para o exterior, mas também queremos levar essa experiência física para os consumidores de todas as regiões do Brasil. Vimos que a ideia funciona, abrir uma rede de franquias é uma vontade muito grande. Faremos isso assim que melhor consolidarmos nosso modelo de negócio offline", explica Gustavo Freire.

Da concepção ao portfólio

Desde que desmontaram o primeiro relógio e tiveram a certeza de que o cliente é quem deveria ditar qual modelo iria sair da junção de todas as peças até hoje, com a empresa já consolidada e em processo de expansão, Carlos e Gustavo conseguiram fazer um portfólio que conta com 19 modelos de caixa, 17 tipos de mostradores (fundos), 108 pares de ponteiros e 13 pulseiras.

Combinados, os acessórios, que podem resultar em até 450 mil possibilidades de designs, estimulam o cliente a montar seu próprio relógio. Além disso, há uma tiragem limitada para as peças de 500 unidades, o que resulta em uma política de exclusividade bastante definida para a empresa.

Depois de montados na web e o pedido finalizado, o relógio é construído artesanalmente por relojoeiros. Os objetos ainda passam por testes e seguem para entrega em qualquer parte do País. Os modelos ainda acompanham uma pulseira extra de silicone preta para diversificar o uso. Os preços variam entre R$ 800 e R$ 1,2 mil. (AL)

PROTAGONISTA

Inovação deveria ser foco para cativar clientela

Fã de relógios desde pequeno, o policial civil Carlos Magno, de 40 anos, conta que a personalização é altamente bem vista pelas pessoas que gostam do produto. "Quem curte relógio de verdade fica fascinado com a possibilidade de montar o produto da sua forma. Fazer uma combinação de estilos e criar o seu próprio é muito interessante", diz. Ele afirma que não conhecia nenhuma empresa que fizesse isso no Brasil e ressalta que são iniciativas dessa natureza que conquistam os consumidores. "Inovação sempre é bem-vinda. Os clientes gostam de conhecer coisas novas, de sentirem-se bem, seja comprando na internet ou em uma loja física. Acho que os empresários devem focar nisso, na comodidade e satisfação do seu público", finaliza.

Carlos Magno Pereira
Policial civil

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