Custo de operadoras em plano individual sobe 15,4%

Escrito por Redação ,

São Paulo. Os custos de operadoras de planos de saúde cresceram 15,4% nos 12 meses encerrados em março de 2015, de acordo com o Índice de Variação de Custos Médico-Hospitalares, calculado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O indicador leva em conta os dados mais recentes disponíveis no setor.

A alta nos custos com consultas, exames, terapias e internações foi superior à inflação. No mesmo período, o IPCA subiu 8,1%. Apesar de elevado, o indicador de custos médico-hospitalares ficou abaixo do apurado no ano passado, quando atingiu variação recorde de 18,2%.

O cálculo utiliza os dados de um conjunto de planos individuais de operadoras e considera a frequência de utilização pelos beneficiários e o preço dos procedimentos.

Ritmo

O principal fator para a desaceleração no avanço do indicador foi a diminuição de 3 pontos percentuais no ritmo de crescimento do custo de internações, item que responde por aproximadamente 58% da composição do índice. Os custos com internações subiram 13,8% nos 12 meses encerrados em março de 2015 ante 16,8% no período anterior.

Já o gasto com consultas, que corresponde a 11% da composição do índice, subiu 10,5%. Exames e terapias avançaram 14,6% e 20,6%, respectivamente, no período.

Clientes

Os planos de saúde brasileiros perderam 164,4 mil clientes em setembro, o que representa queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês no ano anterior, segundo o IESS. O País soma 50,26 milhões de beneficiários.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.