CTTC é previsto para o dia 28

Escrito por Redação ,
Legenda: Localizado no entroncamento das rodovias CE-085 e CE-422, em Caucaia, o centro de qualificação iniciou suas obras há mais de quatro anos
Foto: Foto: Kléber A. Gonçalves

Após diversos adiamentos, a inauguração do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) finalmente deve ser concretizada no próximo dia 28 de agosto. É o que garante o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda. Segundo ele, todas as obras estão concluídas, mas ainda falta realizar a equipagem do centro voltado para a qualificação de mão de obra dos empreendimentos industriais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

>OAB-CE vai investigar documentos

>Comissão cobra justificativa para o fim do projeto no Ceará 

"Nós tínhamos apenas a aquisição de alguns equipamentos para fazer, mas isso já foi resolvido. Agora, tem que instalar os equipamentos, como máquinas, tornos, toda essa parte de informática. Mas isso em 15 dias as empresas aprontam", afirmou na última segunda-feira, durante lançamento do Seminário + TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento.

Localizado no entroncamento das rodovias CE-085 (Estruturante) e CE-422, no município de Caucaia, o centro de qualificação iniciou suas obras há mais de quatro anos. O projeto do CTTC foi orçado em R$ 33 milhões, sendo R$ 14,7 milhões provenientes de emendas parlamentares pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o restante por meio do Tesouro estadual.

Modalidades

O CTTC irá realizar cursos de formação inicial e continuada (FIC) e cursos técnicos. "Ele pode alcançar (a capacidade de) 1.200 estudantes. Não tem como começar com isso porque você tem cursos técnicos, que são de larga duração. Esses, de 90 em 90 dias, você vai formando turmas novas e evidente que você tem uma velocidade maior do que os cursos mais prolongados", afirma o secretário.

Segundo a assessoria de comunicação da Secitece, o cancelamento da refinaria Premium II não interferiu nos cursos que seriam disponibilizados pelo centro, uma vez que a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e as empresas que se instalaram na região a partir da usina já demandarão um número expressivo de trabalhadores que poderão ser capacitados no centro.

Seminário

O Seminário + TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento foi lançado na última segunda-feira e está marcado para acontecer no próximo dia 24 de agosto de 2015, a partir das 08h30. O evento será realizado no auditório do Edifício José Euclides, anexo à Assembleia Legislativa do Ceará.

O evento, promovido pela Secitece e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai reunir setores do governo do Estado, universidades, mercado, produtores de bens e serviçoS, financiadores e investidores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Eles vão discutir os entraves e as potencialidades para o desenvolvimento desse setor no Estado com foco em três vertentes: inovação, capital humano e políticas de fomento e incentivo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.