CSP: térmica vende energia suficiente para 2,9 mi de casas

Montante excedente vendido ao SIN daria para abastecer Fortaleza por quase quatro meses

Escrito por Redação ,
Legenda: Usina atingiu 436, 2 mil megawatts-hora em excedente comercializado ao Sistema Interligado Nacional, de outubro de 2016 a setembro deste ano

Em um ano de operação, a usina termelétrica da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atingiu 436,2 mil megawatts-hora (MWh) em excedente energético vendido ao Sistema Interligado Nacional (SIN), no período de outubro de 2016 a setembro de 2017. O volume seria suficiente para abastecer as 780 mil residências de Fortaleza durante quase quatro (3,7) meses, já que tem capacidade para suprir 2,9 milhões de residências por mês.

A termelétrica fornece toda a energia necessária para o funcionamento da CSP, e o que sobra é comercializado para o SIN. Com a usina, a companhia reaproveita os gases do processo produtivo para gerar a energia que consome. Entre os gases gerados na produção das placas de aço, estão gás de coqueria, do alto-forno e da aciaria.

"Com a operação da termelétrica, deixamos de utilizar uma energia externa que seria gerada por meio da queima do carvão ou mesmo do uso da água. Além do aspecto sustentável ambiental, há que se ressaltar a questão de sustentabilidade econômica, já que produzimos energia de forma barata e rentável para a empresa", ressalta Walcir Rodrigues, gerente geral de Energia da CSP.

A termelétrica foi construída por mão de obra cearense e conta com o "modo ilha" que proporciona que a empresa continue tendo energia disponível mesmo no caso de blecautes do sistema externo.

Exportações

Segundo maior investimento privado do país nesta década (R$ 13,8 bilhões), a CSP estima produzir, até o final de 2017, aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de placas de aço. A empresa tem capacidade para produzir até três milhões de toneladas anuais do produto.

O Porto do Pecém atingiu, no último dia 8 deste mês, a marca de 2 milhões de toneladas de placas de aço exportadas neste ano, volume que representa cerca de 80 mil placas.

O volume foi atingido com o embarque de 49,9 mil toneladas de placas no navio Nord Mississipi para o Porto de Altamira, no México. Desde janeiro deste ano, o terminal portuário já recebeu 57 navios exclusivamente para o embarque de placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém.

Países

O produto tem como principal destino os Estados Unidos, que receberam, neste ano, 40,5% do total movimentado (796.087t), e em seguida vem a Turquia, com 16,8% (329.524 t), enquanto o Brasil ficou com 1,64% (27.613 toneladas) da produção da empresa.

Outros países que se destacam como importadores das placas de aço fabricadas no Ceará são Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Tailândia, Indonésia, Itália e Marrocos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.