CSP embarca as primeiras placas

As próximas cargas têm como destino Europa, Ásia, África e Estados Unidos, mas ainda não tem data definida

Escrito por Redação ,
Legenda: A expectativa é que, nos próximos dias, a operação seja concluída para partida do navio Emerald Bay a Itália e Turquia

Empreendimento que começou a operar em junho deste ano, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) iniciou, na manhã dessa sexta-feira (12), o carregamento das primeiras placas para exportação no navio Emerald Bay, atracado no Porto do Pecém. A expectativa é que, nos próximos dias, a operação seja concluída para partida do navio para Itália e Turquia. A carga total é composta por 20 mil toneladas de placas de aço.

Chegada do material

O material começou a chegar ao Porto do Pecém no início deste mês. De acordo com a CSP, esta primeira encomenda atende a uma demanda da sul-coreana DongKuk, uma das empresas sócias da joint-venture responsável pela instalação da siderúrgica no Ceará. As próximas exportações, com datas a serem definidas, serão para Europa, Ásia, África e Estados Unidos, atendendo um pedido do outro sócio, a sul-coreana Posco.

O transporte das placas acontecerá pela CE-155, por meio de 16 carretas. O embarque via Porto do Pecém, tendo como destino a Turquia e Itália, será feito até o final da primeira quinzena de agosto. Com dimensões entre 220 milímetros (mm) até 11.800mm, as primeiras placas de aço da CSP para exportação serão utilizadas no processo de relaminação a quente.

A CSP produzirá placas de aço para geração de produtos laminados para a indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil. Toda a produção será voltada para os sócios Vale, Dongkuk e Posco, que definirão os tipos de aço e a quantidade que necessitam.

Sobre a siderúrgica

A siderúrgica prevê um impacto no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará de 12%, e de 48% no PIB industrial do Estado. Localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), a CSP vai gerar 2.800 vagas diretas, 1.200 oportunidades terceirizadas e outros 12 mil empregos indiretos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.