Crusoé Foods produzirá comercialmente em outubro

Escrito por Redação ,
Legenda: A fábrica tem capacidade de produzir 10 milhões de latas de atum e sardinha por mês e abastecerá o mercado interno
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Com previsão de iniciar sua produção comercial no mês que vem, a espanhola Crusoé Foods inaugurou ontem, em São Gonçalo do Amarante, a sua primeira fábrica de industrialização de pescados do Norte/Nordeste. A unidade, agora, começa a operar em fase de testes, com cerca de 150 funcionários. Até janeiro, a previsão é que esse número chegue a 400, sendo 90% destas vagas ocupadas por mulheres.

A fábrica tem capacidade de produzir 10 milhões de latas de atum e sardinha por mês e abastecerá o mercado interno. De acordo com o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, a fábrica marca um novo momento para a pesca industrial e artesanal do Norte e Nordeste. "Os pescadores terão mais motivação para produzir, porque a fábrica vai absorver essa produção", destacou.

O ministro disse ainda que a instalação da fábrica gera oportunidade para a renovação da frota pesqueira, uma das metas de sua pasta, segundo reforçou. "Precisamos de embarcações modernas, que garantam mais produtividade e menos perdas".

Jesús Alonso Fernandez, presidente mundial do grupo Jealsa - ao qual a Crusoe Foods pertence - afirmou que a empresa tem planos ambiciosos para o Brasil, onde pretende ser líder em conserva de pescado. "E queremos em um prazo muito curto que os supermercados de todo o Brasil vendam o nosso produto".

A Crusoe Foods também está construindo uma fábrica no Rio de Janeiro, para atender o mercado do Sudeste.

A fábrica de São Gonçalo do Amarante foi instalada com um investimento de R$ 25 milhões, em parceria com a cearense R&B Aquicultura. (SS)

Mais duas empresas  se instalarão na região

Duas novas fábricas deverão ter suas pedras fundamentais lançadas na próxima semana, em São Gonçalo do Amarante. Localizados no distrito industrial da sede do município, fora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), as duas unidades industriais envolvem investimentos de mais de R$ 10 milhões.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante, Victor Samuel, as empresas são a cearense Camol, da área de metal-mecânica, e a portuguesa Moldablocos, da área de pré-moldados. A expectativa é que as obras iniciem cerca de uma semana após a cerimônia.

Para o prefeito do município, Cláudio Pinho, o distrito industrial da sede já está pronto. Além do distrito da sede e de Croatá, onde está a Crusoe Foods, a ideia é lançar, em 2015, o distrito industrial e de serviços de Siupé e, em 2016, outro próximo ao Cipp, às margens do rio Anil. (SS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.