'Crise política não afeta economia'

Escrito por Redação ,

São Paulo. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk, apresentou ontem (27) durante o Ethanol Summit, em São Paulo, um gráfico de riscos que mostra que a crise política agravada pela divulgação da gravação de conversa do empresário Joesley Batista com o presidente Temer não afetou a economia.

O gráfico produzido pela Secretaria de Política Econômica (SPE) mistura indicadores como dólar, juros longos, CDS e índice da bolsa de valores para mostrar se houve aumento do risco e contração financeira.

Kanczuk disse que o que a Fazenda está vendo na economia agora, com os dados nas mãos, é que o Produto Interno Bruto (PIB) está finalmente mostrando que o País está saindo da recessão. Ele disse que o PIB no primeiro trimestre cresceu 1% em termos não anualizados e 4% anualizados. "É um tremendo PIB, no segundo trimestre vai ser menor, alguma coisa próxima de zero, mas o fato é que a economia começou a andar". Kanczuk destacou que, dentro do PIB, o setor privado está se saindo melhor que o governo.

Incertezas

Kanczuk disse que há uma diferença entre incerteza política e incerteza de política econômica. Ele fez questão de separar os acontecimentos de curto prazo na política da agenda econômica de médio e longo prazo.

"A curtíssimo prazo, em particular sobre o evento da divulgação da fita em 17 de maio último, se vocês quiserem saber como estamos vendo a confusão política que está acontecendo, o Banco Central informa que há uma diferença entre incerteza política e incerteza de política econômica", disse o secretário.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.