Coreanos visam à energia renovável

Empresários da Coreia do Sul estiveram ontem na Fiec conhecendo as oportunidades econômicas do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: A comitiva, liderada pelo embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong Gwan Lee, foi recebida pelo presidente da Fiec, Beto Studart. O grupo também se reuniu, no Palácio da Abolição, com o governador Camilo Santana
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

Uma comitiva de empresários coreanos, liderada pelo embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong Gwan Lee, esteve ontem na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e no Palácio da Abolição, onde encontraram o governador Camilo Santana. O grupo está em visita ao Estado e projeta novos negócios envolvendo os dois países em breve, com foco nas energias renováveis e na agricultura.

Na última terça-feira (30), o embaixador e os empresários estiveram na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), empreendimento localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Jeong Gwan Lee afirmou ter ficado bastante impressionado com o equipamento, que tem 50% de capital sul-coreano.

"Posso dizer que fiquei bastante impressionado. A dimensão é muito maior do que aquilo que eu vinha imaginando, e certamente não tem como não considerar que seja um projeto maravilhoso. A gente acredita na importância desse projeto, pois vai contribuir enormemente na relação entre o Estado do Ceará e a Coreia e no desenvolvimento econômico da região, como também simboliza um fortalecimento ainda maior entre os dois países, Brasil e Coreia", disse.

Acerca da visita à Federação da Indústria, o representante do governo da Coreia do Sul projetou a ampliação do relacionamento comercial entre o país asiático e o Estado.

"O Ceará é a região onde foi estabelecida uma parceria com grandes empresas coreanas, através da qual está sendo feita a construção da siderúrgica. E, sendo um investimento de grande monta, é um assunto de grande interesse para o governo coreano. Nossa expectativa é que, com base no sucesso dessa obra da CSP, muitas outras áreas venham também a ser realizadas em termos de cooperação. Farei todo o meu esforço para que isso possa de fato ser concretizado", apontou, citando que as áreas que podem ser mais exploradas pelos sul-coreanos sejam energia renovável e agricultura.

Vantagens

O presidente da Fiec, Beto Studart, recebeu a comitiva na sede da federação. Ele demonstrou entusiasmo ao citar que buscou apresentar o que de melhor o Ceará tem a oferecer para o capital estrangeiro.

"Estamos tentando mostrar para eles (coreanos) as nossas vantagens, o que o Ceará pensa em termos de desenvolvimento. Apresentamos a eles algumas possibilidades de geração de energia, como na parte industrial, na fabricação de complementos para esse segmento econômico. Acho que os coreanos têm muito a nos emprestar, pois são detentores de altas tecnologias e são cidadãos extremamente capazes, de conhecimento no mundo. Para o Ceará, para nós, é uma honra, um privilégio que a gente possa trabalhar nesse sentido de atração, de tê-los aqui no nosso território", destacou.

Os coreanos assistiram a uma apresentação bilíngue que enfatizava o potencial e as características do Ceará. Antes, foram servidos alguns produtos naturais típicos do Ceará, como água de coco, suco de cajá e caju. Surpresos com o gosto das iguarias, os empresários asiáticos comentaram que era a primeira vez que provavam daqueles sabores.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Nicolle Barbosa, também participou da reunião. Ela destacou as vantagens do Ceará perante a outras regiões do País em relação à proximidade com o resto do mundo. A titular da SDE destacou os projetos de aproximação com a Ásia, através de obras nos Canais do Panamá e Nicarágua.

Localização

"A Coreia é um País que está em constante processo de desenvolvimento, o que nos deixa muito felizes de tê-los aqui, pois é muito importante para nossa economia essa parceria. Sabemos que o Estado do Ceará está geograficamente muito bem localizado e, com a abertura do Canal do Panamá e abertura do Canal da Nicarágua, vai ser a porta de entrada e saída do Brasil para a Ásia", afirmou. Nicolle também enfatizou a importância da aproximação econômica do País com a Coreia do Sul, valorizando as presenças dos empresários na visita. Ela fez questão de lembrar que a SDE oferece facilidades para os empresários se instalarem em território cearense.

"Além do embaixador, também veio ao Ceará a agência de negócios da Coreia. E a SDE é a porta de entrada do investidor. Vamos dar todo o suporte ao investidor que se instalar aqui. A SDE vai trabalhar muito com esse investidor, desde a hora em que ele chega até ele se instalar, para que o processo, a burocracia, seja o mínimo possível", acrescentou a secretária.

Levi de Freitas
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.