Copa surpreende e vendas crescem até 60% na Capital

A grande variedade de produtos em verde e amarelo e os preços atrativos são as estratégias do comércio

Escrito por Redação ,
Legenda: O Mercado Central já tem recebido um fluxo maior de turistas
Foto: fotos: Kléber A. Gonçalves

O clima de torcida pelo hexacampeonato do Brasil na Copa do Mundo finalmente começou a refletir positivamente nas vendas do comércio de Fortaleza. A procura por artigos alusivos à seleção brasileira ou ao mundial, que até um mês atrás ainda era considerada tímida, ganhou impulso e já supera as expectativas iniciais de lojistas no Centro da Capital.

Com itens padronizados de verde e amarelo enfeitando as lojas, promoções e incremento do estoque dos produtos, comerciantes estimam que as vendas dos artigos referentes ao evento esportivo cresceram até 60% em apenas uma semana.

E opções de artigos para venda é o que não faltam: roupas, cornetas, copos, bonés, bandeirinhas para automóveis e uma infinidade de artigos ganharam lugar de destaque nas portas dos comércios.

Uma loja que comercializa acessórios decidiu investir em artigos referentes à Copa para atrair o consumidor, mesmo não sendo a especialidade do local. Segundo a gerência da loja, as vendas aumentaram entre 50% e 60% em relação ao mês anterior. No local, são oferecidas mais de 50 opções de diferentes produtos aos torcedores, com preços que variam entre R$ 0,50 (fitinhas verde e amarela) a R$ 150 (bandeiras).

"Cerca de 95% dos produtos que estamos vendendo, nos últimos dias, são relativos ao evento. Para alguns produtos, as vendas já superaram as nossas estimativas", revela a vendedora Roseane Santos.

Vestuário predomina

O comércio de vestuário também é um dos que mais favorecidos pela Copa no País. Os itens mais procurados são as camisas das seleções participantes do torneio mundial. Brasil e Argentina, nesta ordem, estão sendo os líderes na preferência dos consumidores. Apesar disso, shorts, bolas e bandeirolas também estão estimulando o crescimento das vendas no Centro.

"Não estávamos tão confiantes por conta dos feriados e das manifestações, mas tivemos um boom nas vendas de sábado pra cá. Se os fornecedores tivessem disponibilizados ainda mais produtos, tenho certeza que venderíamos tudo", conta Sandra Freitas, assistente de compras da loja C. Rolim. Ela destaca ainda que os produtos que chegaram na sexta-feira passada à loja já foram todos comercializados e uma nova leva deve chegar dentro dos próximos dias. "Outros itens, como blusas e shorts, também já estão acabando", diz.

Raíssa Hilgenberg
Repórter

Produtos conquistam a clientela

A videofonista Iva Lima do Nascimento é uma das consumidoras que entrou no clima da Copa. Ela conta que já comprou adereços, enfeites para casa e camisas para os familiares, mas que ainda procura mais itens para os sobrinhos. "Todos entramos na torcida e esperamos que o Brasil ganhe para fazer valer a pena", diz.

A expectativa com o início das partidas também tem animado o comércio. Com estoque à espera dos consumidores, os lojistas torcem para que a seleção brasileira ganhe em todas os jogos e, com isso, estimule o consumidor a comprar ainda mais. "A procura tende a ser ainda maior se o Brasil se sair bem durante a Copa. Por isso, estamos fazendo novos pedidos, já que alguns produtos já acabaram por conta da grande demanda", ressalta Carla Fátima Pimenta, subgerente da loja Ponto da moda.

Carla revela também que a procura por presentes para o Dia dos Namorados foi ofuscada pela Copa. De acordo com ela, os clientes preferiram comprar camisas e shorts alusivos ao Mundial para presentear na data, comemorada no último dia 12. "As pessoas estão aproveitando para presentear de forma diferente. O verde e o amarelo são as cores que mais estão saindo", conta.

Além dos artigos de vestuário e adereços para a família, as pessoas também estão comprando itens para enfeitar os estabelecimentos comerciais. A empresária Laís Leite, por exemplo, investiu em camisetas para os funcionários e bandeiras para decorar o restaurante do qual é dona. "Gastamos em torno de R$ 500, mas vale a pena. O público busca por isso na hora de escolher um local para assistir as partidas de futebol", argumenta. (RH)

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