Copa reduziu faturamento da indústria, diz Indi

Escrito por Redação ,

A indústria de transformação cearense apresentou comportamento negativo em junho último, com queda no faturamento (-9,3%), horas trabalhadas(-6,3%) e utilização da capacidade instalada (-1,1%), em comparação com o mês anterior. O desempenho foi semelhante ao nacional, que teve queda em todas as variáveis pesquisadas.

Conforme o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o comportamento industrial de junho pode ser explicado, dentre outros fatores, pelas paralisações das atividades devido à Copa do Mundo, uma vez que Fortaleza - que concentra grande parte do parque industrial cearense - contou com apenas 16 dias úteis naquele mês.

Capacidade

A indústria do Estado operou, em média, com 79,8% da capacidade instalada em junho - sete pontos percentuais a menos do que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Já em comparação a maio, a queda foi menor, de 1 ponto percentual.

O faturamento, apesar de sofrer retração em junho (-9,3%), em comparação a maio, apresentou comportamento positivo no acumulado de janeiro a junho e no confronto com o mesmo mês do ano passado. O resultado foi melhor do que o nacional, que teve desempenho negativo em todas as bases de comparações.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.