Convênio entre varejo e Sebrae busca fortalecimento

Escrito por Redação ,
Legenda: Primeiro encontro do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo teve como objetivo coletar sugestões para desenvolver o setor no Ceará

O convênio entre Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançado em outubro do ano passado para melhorar o ambiente de negócios no País, chegou ontem (21) ao Ceará com o primeiro de uma série de quatro eventos.

Para o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) "vem para articular e organizar o setor, que responde por 70% a 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado". Ele, que considerou a iniciativa um passo importante, avalia que o varejo tem uma força que é "descontrolada". Dessa forma, o momento, segundo ele, é de aproveitar e organizar-se como segmento para trabalhar soluções. "Temos força, mas estamos dispersos, não conseguimos nos articular. Nós vamos ouvir as empresas, consultar lideranças e formular reivindicações", explica Freitas.

O primeiro encontro teve como objetivo coletar sugestões para a construção de um conjunto de políticas públicas para melhoria em algumas áreas do varejo, segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Dentre os setores levantados que serão pautados pelo programa, estão a capacitação, a inovação, o crédito e a simplificação tributária.

"Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas", destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos, sendo o primeiro para elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo e mais três para disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados brasileiros.

"O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal", acrescenta o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o varejo no País.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.