Controle de contas é desafio de 2015

Escrito por Redação ,

O cenário econômico pouco promissor em 2015, inclusive com indicação de queda no nível de emprego, pode ser um problema passageiro e pontual, não devendo se prolongar em 2016. A perspectiva é do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Allisson David de Oliveira Martins, que tomou posse, ontem, no cargo.

Para o economista, tudo vai depender do controle nas contas do governo e das famílias. "Esse ano já começou dando sinais nada alvissareiros, com a continuidade dos problemas de 2014. Então 2015 será um ano de ajustes, quando o governo e as famílias terão o desafio de controlar suas contas para não perpetuarem o mesmo cenário no próximo ano", diz.

Situação melhor

Alisson Martins ressalva que a situação econômica do estado do Ceará é melhor em relação à economia nacional, porém, não minimiza sua preocupação, principalmente quanto ao aspecto da retomada do desemprego.

"O desemprego é consequência da redução do nível de atividade econômica. A crise de expectativa que estamos vivendo reduz o investimento das empresas e o posterga o consumo das famílias. Com isso, a economia não gira tão ágil, gerando desemprego. Mas espero que 2016 venha com mais empregos", afirma Allisson David de Oliveira Martins.

Em relação a sua gestão a frente do Corecon-CE, o economista afirma que terá quatro principais desafios a enfrentar no período: aumentar o número de registros de economistas no Conselho; promover cursos, palestras e visitas técnicas às empresas; intensificar e aprimorar mecanismos de fiscalização dos profissionais que exercem a profissão no Estado; e acompanhar a nova lei de economista que está tramitando no Senado.

"Queremos trazer à tona questões econômicas que afetam a sociedade cearense, debatendo e nos tornando mais presentes, ao lado da imprensa, para divulgar de forma simples e sistemática temas ligados à economia do Estado e também do País", conta Allisson Martins.

Estratégia

A estratégia, segundo ele, começou a ser aplicada já na solenidade de posse. "Estamos trazendo o autor do livro mais lido no País (na área econômica) - o Fundamentos de Economia, Manuel Enriquez Garcia", destacou. O escritor, que é presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, ministrou uma aula Magna durante o encontro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.