Contratos de aluguel terão reajuste entre 8,35% e 9,9%

Escrito por Redação ,

Os inquilinos que assinaram contrato de locação residencial com cláusula de reajuste em outubro terão aumentos que variam de 8,35% a 9,90%, de acordo com o índice de atualização do aluguel combinado com o proprietário do imóvel. O reajuste anual da locação em outubro corresponde à variação acumulada pelo índice no período de 12 meses, de outubro de 2014 a setembro de 2015. Os índices mais utilizados para o reajuste são o IGP-M e o IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); o INPC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o IPC-Fipe, da Universidade de São Paulo.

A maioria dos contratos adota o IGP-M como índice de reajuste da locação residencial. O motivo da preferência é que esse índice é calculado com base em preços coletados do dia 16 de um mês a 15 do mês seguinte e divulgado no fim do mês, o que facilita os cálculos. Pela variação acumulada pelo IGP-M nos últimos 12 meses, até setembro de 2015, o inquilino terá um aumento por esse índice de 8,35% em outubro. O aluguel atualizado, obtido pela multiplicação do valor vigente até setembro por 1,0835, será pago na virada de novembro. O aumento pelo IGP-DI em outubro será 9,31% - multiplica-se o aluguel pago até setembro por 1,0931 para obter o valor corrigido.

Aumento

Os contratos que preveem reajuste pelos índices de inflação calculados pelos demais institutos terão aumentos mais elevados que os definidos pelos índices da FGV. O aluguel reajustado pela variação do INPC, do IBGE, terá a maior alta. Será de 9,90%. O reajuste da locação pela variação do IPC-Fipe em outubro será 9,54%. O índice calculado pela Fipe é adotado basicamente na capital paulista.

O aluguel é pago com o mês vencido. Assim, o novo valor do aluguel será quitado pelo inquilino na virada de novembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.