Consumo vai aquecer a partir do Dia da Criança, prevê varejo

A expectativa do setor é que a comercialização na data cresça até 10% na comparação com igual período de 2013

Escrito por Redação ,
Legenda: Os brinquedos estão entre as principais opções de presentes procuradas nas lojas da Capital cearense para a data, celebrada no dia 12 de outubro
Foto: FOTO: JOÃO LUIS

O Dia da Criança é aguardado com otimismo pelo varejo em Fortaleza. Embora a data seja significativa para menos setores, em comparação com o Natal, a perspectiva é de retomada nas vendas depois de oito meses consecutivos de desaceleração no comércio, que os lojistas atribuem principalmente à realização da Copa. A expectativa do setor é crescer até 10% nas vendas voltadas à data em relação a igual período do ano passado.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, o ano praticamente começou para o varejo, mas já começa a dar sinais de aquecimento. "Até a Copa o desempenho do comércio foi negativo. Embora a nossa atividade tenha crescido, foi bem abaixo do esperado nos oito primeiros meses do ano. Em agosto começamos a ver uma curva levemente ascendente nas vendas. E setembro está bem mais positivo em comparação a anos anteriores", afirma.

Para Cid Alves, "quem não consumiu no início do ano, vai consumir agora". "Os níveis de endividamento e inadimplência melhoraram. Por isso setembro que, tradicionalmente, não é um mês de boas vendas para o comércio está mais aquecido. Então a gente espera que outubro seja ainda melhor. E o Dia das Crianças também vai ser muito bom. Não vai dar para recuperar as vendas do ano, mas devemos crescer entre 6% e 8% em relação ao ano passado", projeta o líder do Sindilojas.

Abílio do Carmo, presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop), é mais cauteloso. "O Dia das Crianças é uma data muito pontual e o comércio vem em recessão há algum tempo. Mas os shoppings vão fazer de tudo para estimular as vendas, com muitas ações, brincadeiras e promoções. Com isso, esperamos um incremento na ordem de 5% em relação ao ano passado", diz.

Otimismo

A empresária Patrícia Couto, proprietária da marca e da rede de lojas Planeta Brinquedo, está bem mais otimista. Com a inauguração, realizada ontem, da 12ª unidade de sua rede de lojas, no Shopping Benfica, associada ao investimento em mídia, brindes e ações na loja, ela espera garantir um crescimento de 10% nas vendas da data em relação ao ano passado.

"De uma maneira geral o varejo está meio parado esse ano. A Copa realmente deu uma desacelerada nas vendas. Mas minha expectativa é crescer 10% porque nos planejamos para isso. Comprei o estoque pensando nesse incremento. Além disso a nova loja vai dar uma movimentada em nossa receita. Estou apostando numa explosão de vendas no dia 11 de outubro, pois vai ser um sábado na véspera da data", aposta.

Segundo a empresária, a Planeta Brinquedo investiu entre R$ 250 mil e R$ 300 mil em brindes, divulgação na mídia e ações no interior da loja. "Esse valor não inclui o investimento no estoque de brinquedos. Compramos um milhão a mais em estoque esse ano para atender a demanda de nossas doze lojas", informa Patrícia.

Ângela Cavalcante
Repórter

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