Consumidor está menos pessimista

Escrito por Redação ,

Brasília. O consumidor brasileiro está menos pessimista em relação à renda, situação financeira, endividamento, inflação e desemprego, segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) divulgado ontem, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a pesquisa, o indicador em julho subiu 1,8%, em relação a junho, o que indica uma ligeira melhora da confiança. Apesar disso, o índice de 97,9 pontos é o segundo menor da série iniciada em junho de 2001. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o índice registrou uma queda de 10,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos seis componentes do Inec - inflação, desemprego, renda pessoal, compras de maior valor, endividamento e situação financeira -, apenas a expectativa de consumo de bens de maior valor caiu em relação a junho, uma queda de 2,1%.

"Os índices estão melhores quando comparamos com junho deste ano, menor valor de toda a série histórica. Quando olhamos para julho de 2014, no entanto, vemos que agora os consumidores estão menos confiantes. Isso ocorre porque a piora no cenário econômico ficou mais evidente este ano, em que os juros, inflação e taxa de desemprego estão maiores", afirma o economista da CNI Fábio Guerra, em nota divulgada pela entidade.

Entre os componentes do índice, a expectativa de melhora da renda pessoal foi a mais significativa. O índice aumentou em 5,5%, o que, na avaliação da CNI, significa que os trabalhadores estão com uma perspectiva mais positiva para a própria renda nos próximos seis meses do que estavam em junho.

Já o índice de expectativa de desemprego apresentou crescimento neste mês. O indicador registrou alta de 3,1%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.