Consumidor está mais maduro

Quem deseja aproveitar os descontos está mais bem preparado e terá mais cautela para comprar no saldão

Escrito por Redação ,

São Paulo Já consolidada no calendário do Brasil, a Black Friday, que inicia nesta sexta-feira (27), pode trazer ganhos reais para o consumidor mais atento. Passado o entusiasmo inicial das primeiras edições, quem pretende aproveitar os descontos tem se preparado melhor para o dia oficial do saldão.

"Com a recessão, as pessoas estão mais preocupadas com o orçamento. Estão pesquisando mais para ver se a promoção é realmente vantajosa", afirma Maria Inês Dolci, porta-voz da Proteste (Associação Brasileira do Consumidor).

A expectativa da associação é que haja menos problemas do que nas edições anteriores. Dolci recomenda que o consumidor fique atento a questões como o prazo de entrega, que esteve entre as principais reclamações da edição de 2014.

"O consumidor tem que documentar a compra. Guardar os comprovantes. Se a empresa não cumprir o prazo de entrega, será punida", esclarece.

Antes da data oficial da Black Friday, muitas empresas aproveitaram a expectativa dos clientes para antecipar os descontos, com liquidações ao longo do mês de novembro.

"Há um estoque grande que as empresas querem se livrar. É importante o consumidor ficar atento às características do produto", diz Dolci. Um celular com memória interna vai sair mais barato do que o modelo com maior capacidade de armazenamento, por exemplo. A voltagem elétrica do produto (10V ou 220V) também interfere no preço de alguns itens.

"Tem que checar também se o modelo não vai sair de linha e se tem assistência técnica disponível. Caso contrário, a compra deixa de ser vantajosa", completa a porta-voz da associação.

Com a antecipação das liquidações em novembro, quem iniciou as pesquisas de preços dos itens desejados pode ter um panorama do que esperar durante a Black Friday. A dica de comparar os valores também é válida para quem não se preparou. Antes de finalizar a compra, é recomendado passar por outras lojas e checar as ofertas.

Pesquisa

A pesquisa é adotada por 82% das pessoas que já participaram de uma edição anterior do festival de descontos. A conclusão é de levantamento feita com 1741 pessoas acima de 18 anos pela plataforma PiniOn, especializada em captar a opinião a respeito de marcas e temas diversos.

A pesquisa mostra que 26% dos consumidores que já participaram da Black Friday enfrentaram problemas ao fazer compras durante a data. O contratempo mais comum foi dificuldade para navegar nos sites das lojas, que atingiu 60% dos que relataram problemas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.