Consumidor está mais confiante

Escrito por Redação ,

Brasília. A confiança do consumidor subiu 1,3 ponto em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 80,6 pontos, o maior patamar desde janeiro de 2015 (81,2 pontos). Foi a 5ª alta seguida no indicador, que tinha atingido a mínima histórica em abril deste ano.

O descolamento entre satisfação com o presente e as expectativas com o futuro manteve-se em setembro. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 1,3 ponto, de 69,5 pontos em agosto para 68,2 pontos em setembro, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 3,2 pontos, atingindo 90,1 pontos em setembro, o maior nível desde outubro de 2014, quando estava em 94,6 pontos.

"A confiança dos consumidores continua sendo sustentada pelas expectativas em relação aos meses seguintes. O descolamento recorde entre o ISA e IE, mostra que mesmo após seis meses de melhora gradual das expectativas, a demora para que ocorra uma efetiva recuperação do mercado de trabalho ou da situação financeira das famílias vem levando à sustentação de uma postura cautelosa por parte do consumidor", disse Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

Situação atual pior

O grau de satisfação dos consumidores com relação à situação atual da economia piorou em setembro. O subitem caiu 1,8 ponto ante agosto. Já o subitem que mede o grau de otimismo com a evolução da Situação Financeira das Famílias nos seis meses seguintes foi o que mais influenciou positivamente o ICC, ao subir 3,1 pontos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.