Confiança do empresário cearense avança 9%

Escrito por Redação ,

A confiança do empresário cearense do comércio de bens, serviços e turismo subiu 9% no bimestre de setembro e outubro após cinco reduções seguidas. O Índice de Confiança do Empresário passou de 90,5 pontos, no bimestre julho/agosto, para 98,7 pontos na medição atual. As informações foram divulgadas ontem (19) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O avanço na confiança do empresário cearense foi puxado pelo Índice de Investimentos da Empresa, que cresceu 17,7%.

Os índices de Situação Futura e de Situação Presente - componentes da taxa de confiança - contribuíram também para a melhora dos resultados, apresentando um avanço de 6% e de 2,3%, respectivamente.

O otimismo poderá aquecer o mercado de trabalho, já que 83,9% dos entrevistados esperam crescimento nas contratações de empregados.

No entanto, para 52,6% dos entrevistados as condições gerais da economia brasileira têm piorado muito nos últimos 12 meses. Somente 40,2% acreditam que a situação ficou estável. Seguindo essa tendência, 56,2% dos empresários acham que as condições gerais do seu setor de atividade nos últimos seis meses pioraram em igual proporção. A percepção dos mesmos sobre a situação de suas empresas não foi diferente, com 45,3% afirmando que piorou muito nos últimos semestres.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.