Confiança de empresários no Ceará cai pela 4ª vez

Escrito por Redação ,

O atual momento político do Brasil tende a retardar o fim da crise. É o que mostra o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará que caiu pela quarta vez consecutiva, indo a 91,8 pontos no bimestre de maio/junho. O indicador tem ficado no campo do pessimismo - abaixo dos 100 pontos - desde novembro do ano passado.

Segundo Mauricio Filizola, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecómercio-CE), entidade responsável pelo levantamento, o resultado tem muita influência da situação do governo. "Temos um modelo de mercado que infelizmente recebe muita influência do governo, o que altera o resultado final. Mas esperamos que haja redução dessa tendência de queda na confiança", diz.

A pesquisa demonstra que, quando se trata da expectativa para o futuro da própria empresa ou do mercado em que o entrevistado está inserido, os resultados ficam no âmbito positivo, como é o caso dos itens faturamento da empresa nos próximos seis meses (143,1 pontos) e setor da atividade nos próximos seis meses (113,2 pontos). No entanto, quando o foco muda para a economia brasileira, a estimativa é negativa, ficando em 88,5 pontos.

Melhora

O vice-presidente da Fecomércio-CE expõe , entretanto, que "muitos estão confiantes na característica cíclica que tem a crise, ou seja, ela vem, atinge o ápice, vai melhorando e depois volta a normalidade. Já passamos por momentos piores e agora estamos nos recuperando, mesmo que lentamente", diz.

A pesquisa revela ainda que o nível de investimento das empresas ficou em 96,4 pontos, no campo considerado ruim de acordo com a metodologia. O indicador de contratação de funcionários atingiu uma marca ainda mais baixa, de 83,4 pontos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.