Compromisso com equilíbrio financeiro é destacado

Escrito por Redação ,

No último dia 25 de novembro, governadores do Nordeste se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, em Pernambuco, para cobrar a distribuição de recursos das multas da repatriação. Durante a reunião, eles trataram de temas como liberação de empréstimo, ações de convivência com a seca e retomada das obras da ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco.

>Adesão ao pacto fiscal prejudicaria o Nordeste

Em carta aberta, eles destacaram o compromisso de seus respectivos estados com o equilíbrio fiscal, "tão necessário à retomada do crescimento" econômico. Os governadores afirmaram que estão associados à preocupação do governo federal em cortar gastos, mas enfatizam que não podem "deixar de esclarecer todo o conjunto de esforços que já vem sendo realizado pelos governos estaduais".

De acordo com os governadores, os estados nordestinos saíram de um déficit primário de R$ 9,5 bilhões para um resultado positivo de R$ 6,5 bilhões, de 2014 para 2015. Eles afirmam que, em igual período, a despesa primária dos estados, que a União pretende atrelar ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu apenas 2,36%. O número ficou abaixo do IPCA de 2014, que fechou em 6,41%.

Os governadores também lembraram que a receita bruta saltou 5,38%. De acordo com eles, as receitas de arrecadação própria aumentaram em 7%, ao passo que as receitas provenientes de transferências da União aos estados registram 1% de crescimento nominal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.