Compra do dia a dia é chance para acumular mais pontos

Escrito por Redação ,

Responsável por grande parcela dos gastos dos brasileiros, os supermercados também investem na fidelização clientes por meio de descontos e ofertas especiais àqueles que aderem aos seus programas. Redes como Mercadinho São Luiz, Super Lagoa e Pinheiro Supermercado, apostaram na parceria com grandes programas, como o Dotz (São Luiz e Super Lagoa) e Netpoints (Pinheiro). Enquanto redes nacionais como Pão de Açúcar e Extra oferecem seus próprios programas de benefícios.

> Clube do Assinante: até 80% de desconto para participantes 
> Aplicativos proporcionam economia na alimentação

No caso das redes locais, as compras valem pontos do programa que podem ser utilizados para pagar a conta tanto nos próprios estabelecimentos, como permitem usufruir dos benefícios em outros estabelecimentos cadastrados nos mesmos programas de pontuação. Os Mercadinhos São Luiz, primeiros a implementar a parceria com a Dotz em Fortaleza, em 2012, possui cerca de 1,5 milhão de clientes na região e já distribuiu mais de 3,5 bilhões de pontos do programa, realizando mensalmente mais de 18 mil trocas.

Vale-compras

No Pão de Açúcar, o programa Pão de Açúcar Mais, primeiro no varejo brasileiro, criado no ano 2000, dá aos clientes cadastrados pontos que podem ser trocados por vale-compras, além de acesso a ofertas exclusivas. O Clube Extra, por sua vez, permite que os clientes acumulem pontos e troquem por vales compra ou descontos exclusivos que podem chegar a até 100% dependendo da promoção. O programa conta com mais de 7 milhões de clientes cadastrados no País.

Em julho de 2017, os programas do Pão de Açúcar e do Extra receberam o apoio do aplicativo "Meu Desconto". O serviço cria, por meio do aplicativo, uma seleção personalizada de produtos em oferta conforme os hábitos de compra de cada consumidor.

Oportunidade

Segundo o presidente da presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), Roberto Medeiros, um dos erros cometidos pelos usuários de programas de fidelidades é achar que precisam gastar mais para acumular mais pontos. As compras do dia a dia, como as do supermercado, acabam sendo uma boa oportunidade para o consumidor acumular mais pontos sem a necessidade de aumentar o consumo. "Ninguém precisa gastar mais para ter acesso aos benefícios", ele diz. "A recomendação é que as pessoas façam as compras de sempre, escolhendo os estabelecimentos parceiros do programa do qual elas participam. Assim, conseguem acumular pontos/milhas sem qualquer esforço".

Desse modo, é possível acessar uma série de produtos e serviços disponíveis para a troca, como recarga de celular, vale combustível, eletrodomésticos ou passagens aéreas, sem colocar a mão no bolso. No entanto, Medeiros recomenda que o usuário acompanhe frequentemente o saldo de pontos/milhas e validade para evitar que expirem. (BC)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.