Como usar corretamente seu dinheiro

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: THIAGO GASPAR

O dinheiro duramente conseguido muitas vezes não é gasto corretamente. Planejar qualquer aquisição evita perdas

De olho no dinheiro do consumidor, os estabelecimentos comerciais vêm se profissionalizando e investindo milhões em estratégias para vender cada vez mais. Por outro lado, enquanto essas empresas empregam métodos eficientes para fisgar o seu dinheiro, provavelmente você , assim como a maioria esmagadora da população, continua consumindo amadoramente. Resultado? Acaba comprando mal, gastando muito mais do que o necessário para adquirir o que deseja e, pior, costuma achar que fez um excelente negócio.

Esta foi a constatação do professor de Finanças da Universidade de São Paulo (USP) e mestre e doutor em administração, Rafael Paschoarelli. Autor do livro “Como comprar mais gastando menos”. Ao investigar como as pessoas gastam seu dinheiro, ele preocupou-se especialmente em estudar como elas fazem para adquirir bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, imóveis etc.) e chegou a uma série de constatações.

“A principal descoberta é que as pessoas não dão o melhor destino ao dinheiro tão duramente conseguido. Este resultado é, até certo ponto, óbvio: as empresas usam técnicas de vendas, consumidores não empregam técnicas de compra´, adverte.

´A conseqüência é que muitos consomem baseados na emoção, no imediatismo e sem planejamento, gastando mais do que deveriam para adquirir o que desejam, ou compram o que não precisam”, ressalta.

Conforme o especialista, na maior parte das vezes, com o dinheiro gasto para comprar uma televisão é possível adquirir a mesma televisão e mais um DVD. “Ora, quando o consumidor descobrir como e porque isso acontece será capaz de fazer render muitíssimo mais o dinheiro que já tem”, orienta o especialista em Finanças.

Anchieta Dantas jr.
Repórter



Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.