Como minimizar impactos da crise

Escrito por Redação ,
Legenda: Para Roberto Shinyashiki, escritor de vários livros sobre sucesso no meio empresarial, fará palestra hoje, às 14h, no Centro de Eventos do Ceará

Diante do cenário de instabilidade econômica no País, marcado pela inflação, alta taxa de juros, baixa regularização das dívidas e pouco crédito, os empresários brasileiros procuram alternativas para minimizar impactos negativos em seus negócios.

Para Roberto Shinyashiki, doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e escritor de vários livros sobre sucesso no meio empresarial, é essencial não deixar que a perspectiva econômica determine o nível de crescimento da empresa. "Com a crise, as pessoas se deixam tomar pelo medo, e isso limita a ação. Às vezes, o próprio empresário já está avisando ao vendedor que a loja não vai vender", disse ele.

Segundo Shinyashiki, o executivo precisa ter o que ele chama de "certeza absoluta", isto é, a determinação para resolver os problemas e a confiança em uma boa gestão para reverter situações desfavoráveis. Ele aponta dois erros frequentes cometidos em época de crise. "Ou a pessoa não faz, ou ela faz demais. Fazer demais é fazer mal feito, porque não é época de fazer mais coisas, e sim de escolher os projetos que você vai priorizar", afirmou.

Oportunidades

O consultor destaca, ainda, as oportunidades de negócios que podem estar escondidas nas crises. Ele ressalta o potencial das situações adversas para reorganizar a empresa e seu sistema de gestão, podendo ser útil para que o empreendedor descubra elementos internos que são pouco explorados e que podem ser convertidos em algo produtivo, citando o exemplo do Estádio Morumbi, em São Paulo: "A grama não estava mais boa, precisava ser trocada, mas tiveram a ideia de colocá-la dentro de uma peça de acrílico e vendê-la por R$ 500 dizendo que foi o gramado sobre o qual o São Paulo foi campeão. Os são-paulinos ficaram loucos (para comprar)".

Roberto Shinyashiki ministrará hoje, às 14h, palestra em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, que faz parte do evento "Mestres do Sucesso - Mudando atitudes, superando desafios", que trará grandes nomes do coaching, gestão, empreendedorismo e autoajuda à Capital.

Mais Informações:

Evento "Mestres do Sucesso"
Local: Centro de Eventos do Ceará
Informações: (85) 4141-8345

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.