Como incentivar empreendedores

Escrito por Redação ,
Legenda: Unifor promove seminário O que é o Empreendedorismo hoje?. Uma exposição entra em cartaz na quarta-feira, no Espaço Cultural Unifor, para visitação gratuita. A mostra é resultado de pesquisas realiza
Foto: Eduardo Queiroz
Programa "Pioneiros e Empreendedores: a Saga do Desenvolvimento no Brasil" chega à Unifor

O crescimento da economia nacional, com moeda estável, crédito acessível e consumo aquecido, vem gerando novas oportunidades de trabalho e criando o ambiente propício para o lançamento de novos negócios. Da mesma forma, o mercado competitivo, com consumidor mais esclarecido e exigente também está a cobrar ações inovadoras, criatividade, visão estratégica, coragem e capacidade dos empresários de assumir riscos. Nesse cenário de oportunidades, o empreendedorismo ou uma atitude empreendedora, inovadora, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Para refletir e debater o que isso representa na atualidade, a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, realiza na próxima terça-feira, dia 14, das 15h às 18h30, o seminário "O que é o Empreendedorismo hoje?".

Saga pioneira

A programação será aberta pela reitora da Unifor, Fátima Maria Fernandes Veras, seguida da exposição do tema "A Memória dos Pioneiros e a Construção do Futuro" pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch. Às 18 horas, o chanceler da Universidade de Fortaleza, o empresário Airton Queiroz, fará a apresentação do Projeto "Você Empreendedor", posteriormente sendo exibido o filme "Tempos Pioneiros" e aberta a exposição.

O seminário é mais uma promoção que integra o conjunto de ações do programa educativo da exposição "Pioneiros e Empreendedores: a Saga do Desenvolvimento no Brasil".

A "Preservação da Memória dos Pioneiros" e "O empreendedorismo e o Contemporâneo" também são temas que irão ilustrar o encontro.

Trajetória

Itinerante, a mostra retrata a história de vida de 24 empresários pioneiros, verdadeiros empreendedores que, a despeito dos riscos e adversidades da época, fizeram diferente e fizeram a diferença, contribuindo para a construção da economia e da sociedade brasileira. A exposição entra em cartaz na próxima quarta-feira, 15, no Espaço Cultural Unifor, para visitação gratuita. A mostra é resultado de pesquisas realizadas pela USP, sob a coordenação do administrador e professor, Jacques Marcovitch.

Segundo explica, a exposição contempla um roteiro argumentativo e de atividades pedagógicas sobre os pioneiros e os períodos históricos nos séculos XIX e XX, aos quais estavam vinculados. Na oportunidade, serão distribuídos livretos de orientação aos professores e um caderno-questionário aos alunos. "É preciso lidar com uma juventude que é o principal alvo desta exposição e ajudar a construir novas mentalidades", diz Marcovitch.

Entre os empreendedores pioneiros destacam-se as trajetórias do industrial Edson Queiroz, o único cearense do grupo, do Barão de Mauá, Delmiro Gouveia, Attílio Fontana, José Ermírio de Moraes, Roberto Marinho, e outros 18 empresários que contribuíram no desenvolvimento da economia brasileira.

Seminário

O que é Empreendedorismo hoje?

Dia 14 de fevereiro de 2012, das 15 às 18h30, no Teatro Celina Queiroz
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.