Como enfrentar a crise sem muito prejuízo

Planejamento e criatividade são as qualidades necessárias para dar conta da revisão que tem de ser feita no orçamento pessoal e familiar e, assim, passar pelo momento econômico ruim minimizando o impacto nas finanças

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,

A sucessão de notícias negativas no âmbito econômico do País tem sido recebida com preocupação por toda a população brasileira, que já sente no bolso os efeitos do desaquecimento econômico. As contas estão mais caras, os juros mais altos, o acesso ao crédito está mais difícil e a disparada do dólar fez com que muitos revisem os planos de viajar para o exterior.

>É preciso controle financeiro para sobreviver ao momento

>Habilidades podem gerar renda extra

>Investir em qualificação é essencial

Apesar do cenário desfavorável, não se deve entrar em pânico. Com calma, é possível reorganizar o planejamento financeiro e até mesmo tirar proveito da situação, que também gera ótimas oportunidades para quem quer investir. O primeiro passo é ter conhecimento detalhado sobre a própria situação financeira, com discriminação de todas as despesas e receitas previstas este e para os próximos meses.

Com consciência do real estado das finanças pessoais, é possível analisar quais são as melhores opções para atravessar a crise sem maiores dificuldades. Quem está endividado pode procurar renegociar o valor devido e encontrar alternativas de renda complementar. Já quem tem dinheiro guardado pode pensar em investir em imóveis, por exemplo, aproveitando que há opções com preços mais baixos. Em quaisquer casos, é preciso cautela. É importante que, ainda que seja necessário cortar gastos, essa atitude não reduza a qualidade de vida da população. Com disposição e criatividade, é possível pensar em alternativas para usufruir produtos, serviços ou programações de lazer gastando menos. Trocar uma refeição em um restaurante refinado para procurar uma receita e fazer um jantar em casa, por exemplo, pode ser uma opção mais divertida - e mais barata.

Habilidades

O momento de dificuldade também pode ser visto como uma oportunidade para expandir as atividades profissionais. Quem procura complementar a renda de outras maneiras, seja com a venda de guloseimas, com a promoção de aulas ou com a correção de textos acadêmicos, entre outras possibilidades, pode acabar encontrando um novo ramo de atuação que dê mais resultados que o atual.

Para isso, é importante não deixar de lado a capacitação. Com o crescimento da concorrência e aumento do desemprego, a luta por vagas no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada e, nesse momento, a qualificação é diferencial. Procurado pelas empresas, profissionais qualificados têm mais chances de crescimento na área de atuação e de manutenção da emprego em período de cortes.

A contínua capacitação também é essencial para quem tem o próprio negócio. Além de ter acesso a dicas de como superar as dificuldades provocadas pelo desaquecimento econômico, o empreendedor também pode conhecer as novidades do mercado e utilizá-las para atrair mais público. Mas, para isso, é preciso disposição: as pessoas devem ter iniciativa e procurar aprimorar suas qualidades e conhecimentos constantemente.

Fim de ano

Para evitar compras por impulso e terminar pagando mais caro, uma opção é aproveitar promoções e antecipar a compra das lembranças de Natal. É preciso ter cuidado para não se endividar comprando presentes e ter muita cautela no uso do cartão de crédito - uma das principais recomendações de economistas é nunca pagar menos que o total da fatura, evitando a cobrança de juros. No intuito de evitar surpresas e estar preparado em caso de imprevistos, é bom se preparar planejando as despesas previstas daqui para o final de 2015 e início de 2016, quando mais gastos costumam aparecer. Se for possível, pagar todas as contas necessárias. Avalie guardar os recursos adicionais, como o 13º salário ou bônus - a tendência é que as dificuldades continuem no próximo ano.

O momento é de cautela. Ainda assim, mesmo com as dificuldades impostas pelo aumento dos preços e pela diminuição das vagas de emprego, é possível atravessar esse período sem maiores traumas, desde que se tenha planejamento e criatividade. Mas quais são outras alternativas para se sair bem na crise?

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.