Comércio estima mais mil postos até o fim do ano

Entre janeiro e agosto, a instituição já conseguiu enviar 4.458 egressos de volta ao mercado a partir de parcerias

Escrito por Redação ,
Legenda: As profissões de maior demanda para as contratações temporárias, segundo o Senac/CE, são as vinculadas ao Turismo, como auxiliar de cozinha
Foto: FOTO: JL ROSA

Com a proximidade do fim de ano, as empresas iniciam o processo de contratação de mão de obra temporária, uma oportunidade de volta ao mercado para os 520 mil desempregados no Ceará de abril a junho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). As expectativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) é movimentar cerca de 1 mil vagas nesta modalidade de contratação em 2017 somente no banco de oportunidades da instituição.

> Trabalho temporário deve gerar 3,3 mil vagas no Estado até dezembro
> Ipea: mercado de trabalho dá sinais de novo ânimo

"O mercado de trabalho tem dado sinais de reação, mas ainda insuficiente para reverter o indicador (de empregados). Em comparação ao mesmo período de 2016, observa-se que ainda temos uma taxa de 12,5% de desempregados a mais, o que nos leva a ter mais esperança para o período de contratação temporária que está em curso", avalia a coordenadora estadual do banco de oportunidades do Senac/CE, Alcilane Mota.

Efetivação possível

Ela afirma que, tendo em vista a retomada na oferta de novos empregos, o Senac como um todo está na torcida para que as projeções de trabalho temporário no Ceará sejam positivas, o que deve ser visto com maior intensidade em Fortaleza e na Região Metropolitana.

"Das contratações temporárias muitos acabam ficando efetivados e essa é uma excelente oportunidade de retornar ao mercado de trabalho ou de conseguir iniciar a carreira profissional. Afinal, profissional trabalhando tem um valor agregado a mais, além de estar gerando renda, sendo produtivo, conhecendo novas oportunidades e pessoas", ressalta.

Postos e capacitação

Alcilane revela que os setores de serviços, comércio e turismo concentram as maiores demandas de contratação. As vagas de emprego nesse período, em sua grande maioria, se acumulam nas funções de auxiliar de serviços gerais, vendedor, garçom, operador de caixa, recepcionista, técnico em enfermagem, auxiliar de cozinha, porteiro e vigia, entre outras.

"Essas atividades seguem a lógica de mercado e do período, durante o qual o empresário busca reforços para bem atender seus clientes". Na busca por uma vaga, Mota garante que sai na frente quem dominar ferramentas tecnológicas, operar sistemas e planilhas, falar um segundo idioma, desenvolver habilidades de atendimento e ter nível escolar ajustado ao perfil inicial de contratação para o cargo requerido. "Existe uma grande diferença entre estar desempregado e ser empregável. Muitas das vezes, ao passar pelo desemprego, esquecemos de fazer um balanço sobre nossa própria condição profissional", alerta.

Atuação do Senac

O Senac Ceará tem investido na ampliação de parcerias estratégicas junto a segmentos de mercado que tem interface com as áreas de formação da instituição, que são comércio de bens, serviços e turismo. "Isso tem garantido o fluxo de ofertas de vagas, mesmo em períodos de retração, registrando a marca de 4.458 egressos encaminhados no período de janeiro a agosto deste ano", expõe a coordenadora estadual do banco de oportunidades do Senac.

Além disso, os serviços do banco de oportunidades do Senac são oferecidos gratuitamente. "Nós atendemos, orientamos e encaminhamos ao mundo do trabalho os ex-alunos, que concluíram com êxito os cursos em diversos segmentos de atuação. Ao promover esse encontro entre empresas e profissionais qualificados, todos saem ganhando: nossos alunos e as empresas", acrescenta Alcilane.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.