coluna

Stand - Vendas crescem 1,3% neste ano; ‘Minha Casa’ impulsiona

01:00 · 03.08.2017
Pela quarta vez consecutiva, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentou queda. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) mostram que, em julho, houve retração de 0,72%, uma baixa mais expressiva do que em junho (-0,67%). Comparado com julho de 2016, o resultado mostra uma reversão já que, em junho de 2016, o índice havia indicado alta de 0,18%. No acumulado do ano, houve recuo de 2,65% e, em 12 meses, de 1,66%. Esta última variação é a que serve de base de cálculo para a renovação dos contratos de aluguel e também de outros tipos de reajustes.
As vendas de imóveis novos em todo o Brasil, impulsionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), totalizaram 39.970 unidades entre janeiro e maio de 2017, superando em 1,3% o volume comercializado em igual período de 2016. As informações são da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Na mesma base de comparação, os lançamentos realizados este ano somaram 21.316 unidades, volume 0,4% menor que o registrado no ano anterior. Nos últimos 12 meses, embora os lançamentos (69,7 mil unidades) tenham crescido 2,1%, as vendas (103,6 mil unidades) recuaram 1,7% em relação aos 12 meses anteriores. Por segmento, é possível destacar o desempenho distinto entre empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e empreendimentos residenciais vinculados ao programa MCMV. De um lado, os lançamentos residenciais de médio e alto padrão recuaram 25,4% nos últimos 12 meses e as vendas do segmento caíram 17,7% no período. Na mesma base de comparação, as entregas de empreendimentos MAP aumentaram ligeiramente (+0,6%), enquanto o volume médio ofertado no segmento declinou em 9,8%. Seguindo uma trajetória distinta, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 13,7% nos últimos 12 meses ante o período anterior.
 
Criatividade
 
Em espaços cada vez menores, criatividade e a multifuncionalidade ganham ainda mais destaque na hora de decorar. Foi com base nessa nova realidade que o designer Rubens Szpilman criou a Cuba DUO, feita em resina de poliéster e disponível em 16 tons. A cuba de apoio para bancada conta ainda com uma solução exclusiva: dispenser de sabonete líquido integrado.
 
Seminário
 
De olho na retomada do mercado imobiliário no Estado, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE) realiza hoje (3) o seminário “Oportunidade de negócios para os corretores de imóveis”. O evento ocorrerá às 13h, na fábrica de negócios, Hotel Praia Centro, e contará com representantes da Caixa Econômica Federal, além de showroom com quinze construtoras. 
 
Trabalhadores
 
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o País, a construção civil cortou 683 mil postos de trabalho no período de um ano. O total de ocupados na atividade encolheu 9,2% no segundo trimestre de 2017 na comparação com igual período de 2016.
 
imoveis@diariodonordeste.com.br

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.