Coluna

Stand: população idosa e o impacto no mercado imobiliário

01:00 · 28.12.2017

O rápido envelhecimento da população brasileira, com o aumento da expectativa de vida, tem impacto nos mais diversos setores, inclusive no imobiliário. Hoje, o País tem 25,9 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, o que corresponde a 12% da população. Mas esse número deve saltar para 73,5 milhões em 2060, atingindo a fatia de 33,7% da população, conforme dados do IBGE. O mercado imobiliário deve estar atento a essa realidade, pensando em um público que tem demandas específicas. Uma pesquisa realizada pelo ZAP - empresa do grupo ZAP Viva Real - com pessoas acima de 55 anos mostra que a infraestrutura do bairro e a facilidade de deslocamento são os fatores que mais influenciam a escolha por um imóvel nessa faixa etária.

Image-1-Artigo-2342851-1
Réveillon na decoração Tons claros e com brilho estão entre os preferidos de muita gente na hora de escolher uma roupa para iniciar um novo ano, uma vez que simbolizam paz e prosperidade. Essas cores também têm ganhado a preferências do público na hora de reformar a casa, uma vez que peças com essas características ajudam a trazer para os ambientes uma sensação de paz, energia e elegância. Assim, empresas como a Eliane Revestimentos possuem em seu portfólio as tradicionais cerâmicas brancas, um clássico que nunca sai de moda, em versões diferenciadas e modernas. Os produtos da Eliane possuem um toque de pontos perolados, com um acabamento suave e luminoso que ressalta as composições geométricas, grafismos modernos e volumes. Ideais para personalizar os espaços, as cerâmicas peroladas são destaques na decoração, proporcionando experiências sensoriais e efeito óptico marcantes, em uma reinterpretação do clássico branco.

Nascidos a partir de 1946, 56% dos baby boomers usam carro próprio como principal meio de transporte. Esse grupo é o que mais usa carros. Quando o assunto é mobilidade e transporte público, os itens melhor avaliados pelo público acima dos 55 anos foram "oferta de ônibus" (74% consideram como excelente ou bom) e "oferta de metrô e trem" (62% consideram como excelente ou bom). Por outro lado, 77% desse público considera regular, ruim ou péssimo o item "acessibilidade e infraestrutura para mobilidade". "Sabemos que a proporção de idosos na população brasileira está crescendo rapidamente, a expectativa média em todas as capitais do Brasil avança a cada ano. Dado esse cenário, é preciso oferecer mais qualidade de vida a população da terceira idade", diz Cristiane Crisci, gerente de Inteligência de Mercado do ZAP.

Custo de construir

O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) ficou em 0,14%, abaixo do resultado de 0,28% em novembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,22% depois de o grupo ter registrado, no mês anterior, taxa de 0,61%. Segundo a FGV, o destaque foi a desaceleração da inflação dos preços de materiais para estrutura, cuja taxa passou de 1,21% para 0,58%.

Ficou mais em conta

Segundo a FGV, entre os itens que foram destaque de queda de preços em insumos da construção civil em dezembro ante novembro estão: tubos e conexões de PVC (-0,06% para -2,72%), massa de concreto (-0,03% para -1,70%), vale transporte (-0,08% para -0,34%), pias, cubas e louças sanitárias (-0,24% para -0,53%) e eletrodutos de PVC (-0,23% para -0,75%). Os preços foram coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Kit acabamento

A personalização de imóveis na planta oferece comodidade e valorização. A estratégia tem conquistado os consumidores e agrada quem deseja ter a casa customizada. A MRV Engenharia lançou uma plataforma virtual para a venda de Kit Acabamento. Através da ferramenta, os clientes poderão visualizar todas as opções de acabamentos disponíveis, fazer a aquisição e assinar o contrato de compra dos materiais online.

Imoveis@diariodonordeste.com.br

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.