coluna

Stand: construção no menor nível de confiança desde 2017

01:00 · 28.06.2018

A forte queda das expectativas empresariais no mês de junho no setor da construção civil recuou. O comportamento, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) não teve relação com a situação corrente dos negócios, que até recuperou a queda registrada no mês anterior. Entretanto, o empresário do setor, que vinha demonstrando relativo otimismo com a possibilidade de retomada da atividade no curto prazo, foi contaminado pela deterioração do cenário doméstico. Com isso, o Índice de Confiança da Construção (ICST), da FGV/Ibre, recuou 3,1 pontos, entre maio e junho, para 79,3 pontos, o menor patamar verificado desde novembro de 2017 (78,6 pontos). A reversão das expectativas atingiu todos os segmentos. "A greve dos caminhoneiros, que causou muitos prejuízos e paralisou obras, foi um componente importante na mudança de humor, mas a principal causa do desalento é o ritmo de crescimento que traz preocupações sobre a continuidade da fraca melhora dos negócios", avalia Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.

A queda do indicador de confiança da construção ocorre em função da piora das expectativas de curto prazo do empresariado: o Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 6,5 pontos, a maior queda da série histórica, iniciada em julho de 2010, recuando para 88,3 pontos, menor nível desde agosto de 2017 (87,8 pontos). Houve uma queda de 7,8 pontos no indicador que mede a situação dos negócios para os próximos seis meses, atingindo 88,1 pontos, o menor nível verificado desde outubro de 2017, quando se situou em 87,8 pontos.

Palladium

A Marquise Incorporações entrega hoje (28), em solenidade realizada às 19h, o Palladium Business Center. O evento é destinado exclusivamente aos novos proprietários. A torre comercial oferece a localização ideal para negócios. O trabalho é assinado pelo arquiteto Francisco Hissa; pela paisagista Beth Miyazaki e o projeto de ambientação por Racine Mourão. São somente 190 salas em 19 andares privilegiando segurança e tecnologia.

Materiais em alta

O custo de construir subiu neste mês de junho. O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) apontou alta de 0,76% em junho, acima do resultado do mês anterior, que foi de 0,30%. Os Materiais, Equipamentos e Serviços tiveram variação de 0,62%, ante 0,49% no mês anterior. Quanto à Mão de Obra subiu 0,88% em junho, ante 0,15% em maio. Seis capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Fiscalização

Com o crescimento no número de novos fundos imobiliários, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) está ampliando a fiscalização do produto. A quantidade de novos fundos mais que dobrou. De janeiro a maio deste ano, 17 novos fundos imobiliários chegaram ao mercado. No mesmo período de 2017, foram sete novos fundos. A fiscalização busca a garantia da correta operação.

Infraestrutura logística em baixa

Os investimentos na infraestrutura logística do Brasil vêm sofrendo quedas ao longo dos anos. Chegaram a representar mais de 10% do valor do PIB em 1975, caíram para 1,8% em 2017, o menor valor da história, segundo dados do Senado Federal. Isso explica a deterioração que as vias e rodovias brasileiras, por onde passam mais de 60% das cargas e 95% dos passageiros, têm registrado ano a ano. O efeito disso é o entrave para o desenvolvimento da economia, pois acrescentam custos à logística, encarecem o frete e comprometem a competitividade de quem depende do escoamento de mercadorias em um país de dimensões continentais. Nova proposta para se discutirem os caminhos do desenvolvimento da infraestrutura viária e rodoviária no Brasil. A Paving Expo & Conference, que acontecerá em São Paulo, em agosto de 2019, busca um modelo diferenciado e sustentável para reunir especialistas de tecnologia em infraestrutura da área.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.