coluna

Stand – Construção: faturamento da indústria cai 7% no semestre

01:00 · 13.07.2017

A indústria brasileira de materiais de construção vem sentindo os efeitos da crise política do País, com o aumento das incertezas em relação à recuperação da economia nacional. No primeiro semestre deste ano, o faturamento das indústrias de materiais recuou 7,1% em relação a igual período de 2016, conforme divulgou ontem (12) a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat). Considerando apenas o mês de junho, o faturamento do setor registrou retração de 5,4% frente a igual mês do ano passado. O emprego na indústria de materiais de construção também apresentou redução nos números. Conforme a Abramat, somente em junho, houve baixa de 5,5% em relação a junho do ano passado. Já no acumulado do ano houve queda de 6,5%. Na avaliação do presidente da Abramat, Walter Cover, o primeiro semestre apresentou queda superior ao que a entidade havia previsto no início de 2017, levando a um cenário de incertezas quando à recuperação do setor, principalmente, por conta de fatores negativos na economia e na política. "Não será possível recuperar vendas no restante do ano a ponto de neutralizar a queda do primeiro semestre. A previsão para o ano de 2017 foi modificada para uma redução de 5% no faturamento real da indústria de materiais", destaca Walter.

O uso do ladrilho hidráulico ou de cerâmicas e porcelanatos que imitam esse tipo de revestimento continua em alta na decoração, como empresas do setor lançando modelos diferentes frequentemente. Uma das novidades no mercado é o Porcelanato Urban Vintage, da Biancogres. A proposta retrô é expressa na decoração em tons pastéis. Retrato de um período áureo da arquitetura brasileira, o revestimento promete deixar o ambiente com um ar "antiguinho" e cheio de atitude. O Porcelanato Digital pode ser aplicado no piso ou na parede, em diversos ambientes. O procelanato tem acabamento acetinado e mede 60x60, com as bordas retificadas.

Image-1-Artigo-2268708-1

Cimento

As vendas de cimento no País atingiram 4,45 milhões de toneladas em junho, queda de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). Com isso, as vendas no primeiro semestre de 2017 fecharam em 26,0 milhões de toneladas, um recuo de 8,8% em relação a igual período de 2016.

Image-0-Artigo-2268708-1

Juros menores

O Santander reduziu os juros para o crédito imobiliário para clientes do banco. Os novos juros vigorarão por dois meses. Para ter acesso aos novos juros, é necessário ser cliente pessoa física do Santander com relacionamento e optar pelo pagamento do empréstimo em parcelas atualizáveis. Pelo Sistema Financeiro da Habitação, a taxa passa a ser de 9,49% ao ano e para Carteira Hipotecária, 9,99% ao ano.

Reconhecimento

O investimento em projetos que facilitam a vida dos clientes da MRV Engenharia foi reconhecido no prêmio CIC Brasil 2017 do Congresso Internacional de Gestão de Clientes, neste mês, em São Paulo. A MRV conquistou o prêmio ouro na categoria Melhor Contribuição em Responsabilidade Social. A companhia ainda levou o bronze com o projeto Meu Decorado.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.