coluna

Stand — Ceará: nível de atividade da construção sofre queda

01:00 · 14.06.2018

A Sondagem Industrial da Construção realizada em maio pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção cearense, em abril, marcou 44,9 pontos. O patamar registrado evidencia a diminuição da produção em relação ao mês anterior. Este resultado é corroborado pelo nível de atividade efetivo, o qual se encontra abaixo do usual para o período, com 37 pontos no mês. No Brasil, os respectivos índices marcaram 46,9 e 35,3, também revelando queda na atividade. O número de empregados mostra redução igualmente, com índice marcando 40,3, valor menor que o verificado em nível nacional, 44,6. No que se refere às perspectivas para os próximos seis meses, os industriais cearenses estavam confiantes quando a amostragem foi colhida, no mês de abril. O indicador referente à perspectiva de novos empreendimentos e serviços foi de 55,1 pontos no Ceará e 54,7 no Brasil, e o de compra de insumos e matérias-primas registrou 53,8 pontos no Ceará e 53,3 no Brasil. Porém, apesar das expectativas positivas para os próximos seis meses, o setor de construção cearense apresentou intenção de investimento de 34,1 pontos, queda de 3,2 pontos com relação ao mês anterior.

Traços limpos e modernos

casa

A influência da poesia rudimentar desde o começo da história da humanidade, resgatando a origem do homem e sua simplicidade, tornando o espaço à sua maneira aconchegante e seguro. É esta a essência do projeto das arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, na CasaCor SP. Com traços limpos e modernos, elas criam espaços para acomodar quem procura por funcionalidade, sem prescindir do design humanizado.

 

La Piazza

A RNI e a SM Incorporações entregaram ontem (13) o La Piazza. O residencial de torre única foi erguido na Rua Monsenhor Bruno, em frente à Praça Luíza Távora, na Aldeota. Possui 23 andares e 46 apartamentos. Alexandre Mangabeira, copresidente da RNI, aponta a valorização da iluminação natural na edificação no conforto térmico e benefícios como economia de energia e valorização do imóvel.

Elevadores

A Elevadores Otis faturou U$ 12,3 bilhões em 2017 e mantém mais de 1,9 milhão de escadas rolantes e elevadores no mundo. A companhia está em mais de 200 países. A fábrica no Brasil, em São Bernardo, produz elevadores sustentáveis e exporta para toda a América Latina. No País, são 31 filiais e 2.200 funcionários. O presidente da Otis, Julio Bellinassi, diz que os últimos anos foram muito desafiadores.

Tecnologia BIM

A tecnologia Building Information Model (BIM) está transformando a forma como os edifícios e a infraestrutura são projetados, construídos e operados. Ela ajuda a melhorar a tomada de decisões e o desempenho no ciclo de vida da construção e da infraestrutura. Curso da Uni7 Formação em BIM Management está sendo ofertado para profissionais de engenharia e arquitetura.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.