coluna

Stand: Após quatro quedas, 'inflação do aluguel' avança

01:00 · 31.08.2017

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) interrompeu uma sequência de quatro quedas ao subir 0,10% em agosto após ter recuo de 0,72% em julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Para os analistas, o resultado ficou dentro do intervalo de expectativas, que variavam de zero a elevação de 0,19%, mas superou a mediana, que era positiva em 0,08%. Em 12 meses, o indicador da FGV acentuou a retração alcançada em julho (1,66%) para 1,71% em agosto, a taxa mais baixa nessa base de comparação desde dezembro de 2009 (-1,72%). Entretanto, no ano, a deflação é de 2,56%. O IGP-M é conhecido como a 'inflação do aluguel', por basear a maioria dos contratos desta modalidade. Já o Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), outro balizador do mercado imobiliário, acelerou entre julho e agosto, saindo de alta de 0,22% para elevação de 0,40%. O indicador que mede a variação em Materiais, Equipamentos e Serviços subiu para 0,20%, de 0 03% no mês anterior, assim como índice relativo à Mão de Obra, que passou de 0,37% para 0,56% neste mês.

A inovação no design de interiores não precisa estar atrelada exclusivamente a investimentos em materiais sofisticados. Para quem gosta do estilo retrô, o cimento queimado pode ser uma boa pedida para criar um ambiente todo charmoso e aconchegante. A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas, sem perder o ar rústico e artesanal. Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais. Para quem gosta de colocar a mão na massa, o site Mapa da Obra (www.Mapadaobra.Com.Br) da Votorantim oferece dicas de aplicação do cimento queimado, inclusive com orientações para evitar trincas e fissuras.

Image-1-Artigo-2289834-1

Certificação

Image-0-Artigo-2289834-1

A Lorenzetti é a primeira fabricante do mercado a ter a linha de torneiras certificada com a Portaria 406/14 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A empresa conquistou o selo nas embalagens dos produtos, reforçando a resistência das torneiras plásticas.

Corretores

Acaba de ser celebrado, em 27 de agosto, o Dia do Corretor, profissionais de suma importância para o mercado imobiliário. Pesquisa realizada pelo Zap revela o que eles pensam sobre sua atividade. Eles consideram que devem se manter constantemente atualizados (81%), serem proativos (73%), persistentes (73%), curiosos (38%) e autodidatas (28%).

Dez +

As dez maiores construtoras do Ceará reunidas no Feirão Dez +, no Shopping Riomar Fortaleza, contabilizaram mais de 100 visitas, no último fim de semana, interessados em comprar um imóvel e sair do aluguel. Estão presentes BSPar, C. Rolim, Colmeia, Milênio, Dubê, Dias de Sousa, J. Simões, Simpex, WR e Mota Machado.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.