Coluna

Mercado: Product placement

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Mercado

VALERYA ABREU • marketing@diariodonordeste.com.br

00:00 · 09.10.2017

O poder do product placement vem sendo testado como nunca, em todo o mundo. Técnica nada nova de inserir produtos dentro de um contexto específico, a novidade é que no contexto atual da comunicação essa tática ganhou uma força ímpar, sobretudo porque há milhões de ‘devices’, formatos e informações circulando e fazendo com que a atenção do público seja fragmentada como nunca. O agravante bastante desafiador é que as pessoas hoje assistem, leem ou ouvem o que quiserem, quando, onde e como acham melhor. Sendo assim, como então as marcas podem ‘entrar na história’ sem parecer intromissão?

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Mais uma

A varejista gaúcha Renner anuncia mais uma loja aberta em Fortaleza, dessa vez no Shopping Via Sul. No posto de maior varejo do segmento de moda do Brasil, a marca, criada em 1965 e que mantém o controle acionário 100% nacional, é antenada e com fôlego e disposição para crescer.

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Prazo

Com o iminente final do prazo dado para a Nestlé vender algumas das suas marcas para poder concretizar o processo de fusão com a Garoto, o Cade concedeu, à pedido, prorrogação do prazo. Nestlé terá que vender mais de dez marcas, mas a lista completa está sob sigilo. 

Digital

Evento “Novos Anunciantes”, que tem foco em marketing digital, vai acontecer no final deste mês em Fortaleza, com exposições de grandes nomes nacionais e europeus. A promoção é da agência especializada em tráfego de campanhas de anúncios digitais, de Santa Catarina, Simplix, única parceira no Brasil da global Digital Marketer. O CEO da Simplix garante que será “uma verdadeira jornada e que vai abrir a caixa preta”.

Ninguém quer ver

Em tempo em que exposições são alvo de protestos por determinados segmentos e que marcas cancelam seu patrocínio por receio de arranhar sua imagem, entra em cartaz em Curitiba a exposição intitulada “A Exposição que ninguém queria ver”, ideliada pela agência Tif Comunicação, de Curitiba. A ideia é mostrar imagens que que ninguém imagina serem de exames de diagnóstico do câncer de mama, em alerta à doença no mês rosa.

"As empresas têm que ser reconhecidas não por seus produtos, mas por seus propósitos”.

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Marcelo Porto - Presindente da IBM no Brasil

12 semanas em contato com a terra e a roupa se desintegra. Com essa proposta a holandesa C&A lançou sua coleção em contraposição ao movimento do Fast Fashion, protagonizado pela espanhola Zara e que hoje já encontra resistência e combate dentro do segmento de varejo por seus concorrentes, com o argumento de que não é sustentável. Movimento tende a crescer.

42 milhões de veículos registrados no Brasil, sendo 35 milhões de automóveis. Na mais populosa cidade do País, São Paulo, são 72 quilômetros de Metrô para cobrir seus 1.521 km² de extensão. Esses dados revelam a complexidade da vida atual. De olho nessa realidade, marcas investem em estudos para conhecer “como nos locomovemos pela cidade”. É o caso da GM.

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“Enfatizar o protagonismo da marca e fortalecer o vínculo emocional com o cliente”. Com esse propósito o varejista Extra divulga sua nova campanha institucional, assinada pela agência Leo Burnett Tailor Made, adotando um conceito único e ressaltando os atributos da rede como “o lugar mais completo para realizar as compras”. A nova assinatura da campanha é “Vai que você pode” e enfatiza as oportunidades que a rede oferece. O novo posicionamento, chancelado pelo filme produzido pela agência, comunica as principais características da rede. A estratégia consiste em investir em competitividade como diferencial para o consumidor.

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